Logotipo da UFF

Notícias e avisos mais recentes

Neurocientistas da UFF advertem sobre riscos da COVID-19 no desenvolvimento neural infantil

criança com máscara brincando sentada em uma mesa

Em março de 2020, quando a pandemia de COVID-19 foi oficialmente decretada no Brasil, e ainda se sabia muito pouco sobre o comportamento do vírus, especialistas da área da saúde apontaram os idosos como a faixa etária mais vulnerável e também a mais acometida pela forma grave da doença. Um ano depois, no entanto, esse cenário parece ter se modificado enormemente.

UFF aplica testes de PCR para detecção de Covid-19 na comunidade acadêmica

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está aplicando testes moleculares (RT-PCR), feitos a partir da coleta de mucosa do nariz e da garganta, para a detecção do vírus da Covid-19. Serão atendidos estudantes, técnicos e docentes com suspeita de Covid-19, sem manifestação de sintomas ou com sintomas leves. O projeto está funcionando em fase piloto, com capacidade de realização de aproximadamente 20 testes por dia.

Na UFF pesquisadores criam soluções inovadoras para a saúde utilizando Inteligência Artificial

O mundo está cada vez mais “high tech”. Os avanços técnicos mais recentes da ciência abriram margem para a expansão do campo de atuação da tecnologia, e hoje temos sistemas como os de Inteligência Artificial (IA), uma inovação que pode ser usada para aprimorar a maneira de viver em sociedade. A possibilidade de analisar uma quantidade incalculável de dados faz da IA uma tecnologia de múltiplas aplicações.

UFF aplicará testes gratuitos de COVID-19 em estudantes, técnicos e professores

A Universidade Federal Fluminense (UFF) está organizando um posto de coleta para realização de teste rápido de COVID-19 em voluntários da comunidade acadêmica a fim de monitorar a doença. Nesse primeiro momento, a coleta será dedicada a estudantes, técnicos e docentes com 50 anos ou mais, independentemente de terem sido infectados no passado. O agendamento começa nesta segunda-feira, 29 de março, e pode ser solicitado a partir do preenchimento de formulário enviado no email iduff.

UFF é contemplada em edital conjunto Capes/Faperj com recursos e bolsas de pós-graduação

Nove Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram contemplados no Edital CAPES/FAPERJ de Apoio aos Programas de Pós-graduação Emergentes e em Consolidação no Rio de Janeiro. Cada um receberá até quatro bolsas de mestrado e doutorado da CAPES e da FAPERJ. O edital contemplou ainda cada uma das instituições envolvidas com uma bolsa de pós-doutoramento e recursos para custeio.

Pesquisa da UFF sobre sazonalidade da transmissão de COVID-19 prevê até 5000 óbitos diários nos próximos meses

Imagem em P&B de várias lápides em um cemitério

Com a nova explosão de casos de COVID-19 no Brasil e os riscos iminentes de colapso dos hospitais assim como dos sistemas funerários, medidas restritivas de circulação na cidade passaram a ser adotadas por grande parte das prefeituras. Entre as principais orientações, destaca-se a proibição das aglomerações de pessoas, em diferentes locais e horários, fator que tem sido apontado como o grande responsável pelo “boom” atual de casos, internações e mortes por coronavírus.

Nota sobre funcionamento da UFF entre 26 de março e 04 de abril

A Universidade Federal Fluminense (UFF) informa à comunidade acadêmica que a IS Progepe nº 005/2020 e a Resolução Cepex 197/2020 estabeleceram, respectivamente, o trabalho administrativo e o calendário acadêmico com atividade na modalidade remota. Nesse sentido, considerando que as medidas de restrição anunciadas pelo Estado do Rio de Janeiro visam a restringir a circulação de pessoas e as atividades presenciais afim de reduzir a taxa de contágio de Covid-19, a UFF entende que a antecipação de feriados não altera o calendário com atividades aprovadas para execução na modalidade remota.

UFF integra rede latino-americana de desenvolvimento sustentável da ONU

A Universidade Federal Fluminense (UFF) aceitou o convite realizado pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (United Nations Institute for Training and Research - UNITAR/ONU) para fazer parte de uma rede de universidades latino-americanas voltada para o desenvolvimento sustentável.

Professores da UFF analisam a história econômica nacional de Getúlio a Dilma

Durante o século XX, o Brasil passou por profundas transformações de ordem econômica, social e política. As mais importantes ocorreram no plano econômico, com modificações em sua estrutura produtiva em função do processo de industrialização, em curso desde o final do século XIX. Nos anos trinta, quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder com o apoio da aliança liberal, formada por tenentistas e dissidências oligárquicas, a tradição da economia brasileira começou a ganhar novas formas.

Política ambiental do Brasil na mira do consumidor europeu: UFF integra pesquisa internacional sobre o tema

Grande nuvem de fumaça derivada de uma queimada em um morro. Uma pessoa tenta apagar as chamas.

Apesar de não figurarem como pautas do atual governo, a conservação da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas têm sido tema de trabalhos desenvolvidos em diversos centros de pesquisa e universidades públicas do país.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News Subscrever Latest News Subscrever UFF - Divulgação científica