Notícias e avisos mais recentes

Agenda Acadêmica 2020 envolve mais de 16 mil pessoas

A Agenda Acadêmica é um evento institucional que acontece anualmente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Este ano, em sua 17º edição, o tema central foi “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. Devido à pandemia de Covid-19, a programação, que envolveu mais de 16 mil pessoas, foi realizada de forma remota.

Enade 2019 avalia 86% das graduações da UFF com “muito bom” e “ótimo”

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram divulgados na última terça-feira, dia 20 de outubro. Dos 510 cursos de graduação que receberam a nota máxima, 67% são de universidades federais. As notas são distribuídas numa escala de 1 a 5, sendo 1 a menor e 5 a maior nota. Nesta edição, 86% das graduações da UFF receberam conceitos 4 e 5, equivalentes a “muito bom” e “ótimo”. Em 2015, obtivemos conceito 5 em 18% dos cursos e conceito 4 em 50%.

UFF libera acesso a portal com cerca de 20 mil e-books didáticos

E-BOOK

A Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou a contratação das plataformas Pearson e Minha Biblioteca que disponibilizam o acesso à e-books para a comunidade universitária. Ambas as plataformas apresentam, de forma complementar, a maioria das referências de bibliografias básica e complementar sugeridas pelos docentes, além de  um catálogo de cerca de 20.000 títulos.

UFF contempla 100% dos pedidos de auxílio inclusão digital e abrirá novos editais

A Universidade Federal Fluminense (UFF) finalizou o balanço das duas rodadas de editais do Programa Integrado de Inclusão Digital e Apoio às Atividades Acadêmicas. Nestas etapas, todos os estudantes que participaram foram contemplados com alguma modalidade de assistência, totalizando 4.534 solicitações. As medidas são de distribuição de Auxílio Emergencial Covid-19, Auxílio Digital de Acesso à Internet e Empréstimo de Chromebook.

Filmar é resistir: conquistas e desafios dos mais de 50 anos de cinema na UFF

Muitos alunos de cinema reunidos em um pátio, cercado por escadas, num dia de sol

O cinema está vivo! Essa é a impressão de quem assiste às imagens contadas em relatos pelos muitos personagens que animaram a história da Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF ao longo de seus mais de 50 anos de existência. São muitas as cenas, os marcos, os momentos de clímax e tensão, as experimentações, as viradas narrativas... O movimento nunca parece cessar. Recentemente, o curso atravessou um ponto alto de seu roteiro permanentemente aberto e escrito a muitas mãos.

Pantanal em chamas: professores da UFF explicam os incêndios recentes e seus efeitos

Desde meados de 2020, o rico bioma do Pantanal vem agonizando com incêndios de proporções históricas. O número mensal de focos de incêndio é o mais alto desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deu início a esses registros. Os dados da instituição mostram que em setembro deste ano foram registrados 6.048 pontos de queimadas na região. O recorde mensal anterior era de agosto de 2005, quando ocorreram 5.993 focos de queimada.

UFF assina convênio com Prefeitura para criar o primeiro Centro Público de Testagem de COVID-19 de Niterói

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura Municipal de Niterói celebraram convênio de cooperação para diagnóstico por biologia molecular (rt-PCR) do SARS-Cov-2, causador da COVID-19. Para isso, um grupo de laboratórios especializados da UFF será transformado em um Centro Público de Testagem já credenciado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ).

Melhor amigo do homem? Docentes da UFF discutem cuidados e maus-tratos de animais

Parte superior da face de um cachorro que está atrás das grades

Sancionada na última quarta-feira, dia 29 de setembro, a lei que criminaliza de forma mais dura aqueles que maltratam cães e gatos, podendo levá-los à prisão por até cinco anos, recolocou em cena a relação que os humanos têm com os animais. Recentemente, os maus-tratos dirigidos aos bichos domésticos ganharam as manchetes dos noticiários durante a pandemia de COVID-19, embora as cenas de abandono e descuido também não sejam incomuns em clínicas de veterinária e centros de tratamento em geral, independentemente da sua localização geográfica.

UFF cria programa de monitoria para estudantes do COLUNI

A Universidade Federal Fluminense (UFF) implementou o Programa de Monitoria Júnior para o Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI). Serão oferecidas 20 bolsas de iniciação à docência para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio com a finalidade de apoiar a retomada das aulas em modalidade remota. Os estudantes selecionados poderão aprimorar sua formação acadêmica e cidadã, além de contribuir para o desenvolvimento de novos recursos e inovações pedagógicas no Colégio.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News Subscrever Latest News