Informe

UFF e Sintuff se reúnem para discutir pautas dos servidores

Em mais uma ação de diálogo e transparência, a gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF) se reuniu, nesta segunda-feira (01), com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (Sintuff) para discutir uma série de pautas de interesse dos servidores. O encontro integra a rotina de reuniões entre a Administração Central e a entidade representativa e também contemplou demandas recentemente formalizadas em ofícios encaminhados pelo sindicato. Na reunião, foram alinhadas informações sobre concursos públicos, condições de trabalho, funcionamento do serviço de assistência à saúde da Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq), bibliotecas, segurança patrimonial e infraestrutura das unidades acadêmicas e administrativas. 

Inicialmente, a administração reforçou o seu compromisso com o cumprimento integral do acordo de greve firmado, observando a importância da valorização dos técnico-administrativos, essenciais para o fortalecimento da instituição e para a garantia da qualidade dos serviços prestados. Nesse contexto, destacou-se que a implementação das medidas acordadas seguirá mediante articulação permanente com a categoria, rechaçando qualquer tipo de prática de assédio ou de cerceamento da liberdade individual, reforçando o respeito e a dignidade como valores da gestão.

Entre os temas abordados, esteve a necessidade de novos concursos públicos para recomposição do quadro de pessoal do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF). Nesse sentido, a pró-reitora de Gestão de Pessoal (Progepe) e a equipe de governança do hospital expuseram as normas para contratações definidas pelo Governo Federal e as ações implementadas que permitiram à UFF, nos últimos dez anos, aumentar o quadro de funcionários efetivos em aproximadamente 45%, ao passo que foram encerrados todos os contratos temporários e precários.

Também foram apresentados os fluxos e protocolos de encaminhamento para atendimento de servidores no Huap-UFF – unidade de média e alta complexidade – que integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e está vinculado ao Sistema de Regulação (Sisreg), desempenhando papel estratégico na assistência pública. O hospital materializa a integração entre ensino, pesquisa e extensão, com produção de conhecimento de alto nível e formação contínua de profissionais, que se reflete na oferta de serviços de qualidade à comunidade. A administração enfatizou a necessidade de união de toda a comunidade acadêmica na defesa intransigente do SUS, enquanto patrimônio coletivo essencial à garantia do direito universal à saúde.

A pauta ainda abordou a possibilidade de ampliação dos horários das bibliotecas, com vista a atender às demandas de estudantes e servidores do turno noturno, considerando inclusive a possibilidade de adoção parcial do teletrabalho. Junto à Superintendência de Documentação (SDC), foram discutidas outras questões relativas à lotação de servidores, com destaque para as vagas já previstas no edital do último concurso público, realizado em 31 de agosto, e a construção conjunta de ações voltadas ao aprimoramento da qualidade do ambiente de trabalho, abrangendo aspectos como segurança, infraestrutura e organização das escalas de horário.

Por fim, as entidades representativas e a Administração Central encaminharam uma nova rodada de reuniões setoriais, com o objetivo de trabalhar questões específicas com gestores do Huap-UFF e SDC, para aprofundar temas de interesse dos servidores lotados no hospital e nas bibliotecas e arquivos da universidade. Restou agendada, ainda, uma reunião para 08 de setembro, entre membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) e do Gabinete, com objetivo de tratar sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e analisar a propostas de ampliação do Grupo de Trabalho constituído para debater e propor ajustes em procedimentos e fluxos administrativos necessários à implementação do novo sistema.

 

Dados do informe

01/09/2025

,

Informações sobre o setor

Superintendência de Comunicação Social

Acessar o conteúdo