Procedimentos Cursos Stricto Sensu

Nesta página, os docentes e servidores técnico-administrativos da UFF terão acesso às principais informações de cunho administrativo sobre os cursos Stricto Sensu da UFF, incluindo orientações sobre questões técnicas e que dizem respeito à avaliação de cursos, nomeação de coordenadores, alteração de regimento interno e currículo, entre outros.

Avaliação dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu

As coordenações de Programas Stricto Sensu devem estar sempre atentas às regras da Capes vigentes quanto à avaliação quadrienal. Os critérios para cada Área de Avaliação estão dispostos nos Documentos de Área, acessados na página da CAPES.

O preenchimento das informações para avaliação deve ser feito em tempo real pelos PPG, acessando a Plataforma Sucupira (link: https://sucupira.capes.gov.br). Anualmente, os PPGs enviam para a CAPES o Relatório Coleta referente ao ano base anterior, utilizando a referida.

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Com o objetivo de auxiliar na elaboração da autoavaliação e do planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UFF, essenciais no processo de avaliação da CAPES, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação disponibiliza um guia orientador e anexos que abordam especificidades de cada área de avaliação da CAPES. Cada programa tem autonomia para adotar as sugestões fornecidas aqui e ajustá-las conforme seu contexto específico. O guia foi desenvolvido para permitir que os próprios PPGs apliquem a metodologia de autoavaliação de maneira eficiente.

Orientações gerais para os Programas de Pós-graduação

A CAPES utiliza alguns critérios comuns a todas as áreas de avaliação para estabelecer o perfil de excelência de um programa de pós-graduação. São eles:

  • coerência e consistência da proposta do programa;
  • adequação e abrangência das áreas de concentração à proposta do programa;
  • adequação e abrangência das linhas e projetos de pesquisa às áreas de concentração;
  • vínculo entre linhas e projetos de pesquisa;
  • proporção de docentes, pesquisas desenvolvidas, discentes-autores e outros participantes;
  • composição e atuação dos docentes, incluindo vinculação institucional, dedicação e participação em atividades de graduação;
  • participação do corpo discente nos projetos de pesquisa;
  • adequação e abrangência da estrutura curricular relativamente à proposta do programa e às suas áreas de concentração;
  • adequação e abrangência das disciplinas ministradas em relação às linhas e aos projetos de pesquisa;
  • distribuição equilibrada de carga horária;
  • quantidade de orientadores relativamente à dimensão do corpo docente, distribuição da orientação entre os docentes e número médio de orientandos por docente;
  • número de titulados e proporção de desistência em relação à dimensão do corpo discente;
  • número de discentes-autores da pós-graduação em relação à dimensão do corpo discente e participação de discentes-autores da graduação;
  • participação dos discentes em atividades da graduação;
  • vínculo das teses e dissertações com as áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa;
  • tempo médio de titulação de bolsistas; tempo de bolsa e relação entre tempos médios de titulação de bolsistas e não bolsistas;
  • qualificação das bancas examinadoras; participação de membros externos;
  • adequação dos tipos de produção à proposta do programa e vínculo com as áreas de concentração, linhas e projetos de pesquisa;
  • qualidade dos veículos ou meios de divulgação;
  • inserção regional, nacional e internacional dos cursos oferecidos pelo programa.

Estrutura curricular

O conjunto de disciplinas deve estar bem associado com a área do curso e ser compatível com as especialidades do corpo docente. Além disso, as disciplinas devem ter oferecimento regular e as bibliografias das ementas devem ser atuais e completas de acordo com a ABNT. Recomenda-se que as ementas sejam abrangentes e que as bibliografias sejam atualizadas. O oferecimento de disciplinas deve ocorrer em número e regularidade suficiente para assegurar o cumprimento dos planos de estudos dentro dos prazos preconizados pela Capes. Esta oferta deve ser coerente com a dimensão do corpo docente e ser distribuída de forma harmônica entre os mesmos.
O Estágio de Docência foi introduzido pela Capes, visando a formação de mestres e doutores mais sintonizados com as atividades de ensino. Recomenda-se a incorporação deste estágio na estrutura curricular, com carga horária mínima de 60 horas.

Infraestrutura

Os laboratórios, salas de estudos, salas de aula, equipamentos de informática e acervo bibliográfico devem ser compatíveis com a área de conhecimento e o nível dos cursos. É de fundamental importância uma boa biblioteca para o desenvolvimento adequado de um programa de pós-graduação. O espaço físico e os equipamentos devem ser adequados às dimensões dos corpos docente e discente. Para auxiliar na avaliação da proposta de um curso novo pela Capes, recomenda-se a criação de uma página na internet com fotos mostrando a infraestrutura disponível e demais informações julgadas relevantes para a devida avaliação do programa.

Confira outros itens fundamentais na avaliação da CAPES, como linhas de pesquisa, produção científica / técnica / bibliográfica, corpo docente e acompanhamento de egressos que estão descritos detalhadamente nos Documentos de Área, na página da CAPES.

Regulamento geral dos cursos de pós-graduação stricto sensu

O regulamento geral dos cursos de pós-graduação stricto sensu foi aprovado por meio da Resolução Cepex 394/2021, de 15/09/2021.

Leia o regulamento geral dos cursos de pós-graduação stricto sensu na íntegra.

Manual de criação de curso

O calendário para proposição de cursos novos de mestrado e doutorado é estabelecido pela CAPES.

Previamente à inscrição da proposta no sistema CAPES, os proponentes devem cumprir etapas conforme calendário interno da Coordenação de PG Stricto Sensu da PROPPI. São elas:

1 – Apresentação prévia da proposta de curso à PROPPI/CPSS;

2 – Sendo deferida em análise preliminar, o proponente terá prazo para realizar correções indicadas e anexar documentos pendentes;

3 – Estando completa a documentação e deferida a proposta em segunda análise, é aberto processo no Sei para tramitação aos Conselhos Superiores (Veja a base de conhecimento do processo: Criação de Curso Stricto Sensu (Mestrado/Doutorado);

4 – Preenchimento da proposta APCN – Plataforma Sucupira CAPES.

Estabelecido o calendário pela CAPES, a Coordenação de PG Stricto Sensu divulga o calendário da Proppi e manual aos proponentes.

Credenciamento de docentes

O credenciamento de docentes é aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação.

A cada credenciamento, o PPG deve enviar para a Divisão de PG Stricto Sensu, via correio eletrônico:

– Nome completo

– CPF

– Data do credenciamento

A mesma instrução é válida para o descredenciamento de docentes.

Na Plataforma Sucupira CAPES, as inclusões e exclusões de docentes são realizadas pelo PPG.

Nomeação de coordenadores

A Eleição de Coordenador e Vice-Coordenador deverá seguir o disposto no Regulamento Geral das Consultas Eleitorais (RGCE). Concluída a consulta, a Unidade Acadêmica deve abrir processo conforme base de conhecimento disponível na página do Sei: Dispensa/Designação de Coordenador e Vice-coordenador de Curso de Pós-Graduação

Quando publicadas as Portarias de designação da Coordenação, a Divisão de PG Stricto Sensu realiza os cadastros pertinentes no Sistema Acadêmico e na Plataforma Sucupira CAPES.

Leia o Regulamento Geral das Consultas Eleitorais.

Alteração de currículo

Após aprovação no Colegiado, o PPG deve enviar para a Divisão de PG Stricto Sensu, via correio eletrônico:

– Minuta do novo currículo;

– Ata do Colegiado contendo aprovação do novo currículo.

Será aberto processo no SEI pela Proppi e encaminhado para o CEPEx. Aprovado o novo currículo pelo Conselho, o processo será encaminhado ao PPG para ciência e conclusão.

Alteração de regimento interno

Após aprovação no Colegiado, o PPG deve enviar para a Divisão de PG Stricto Sensu, via correio eletrônico:

– Minuta do novo regimento;

– Ata do Colegiado contendo aprovação do novo regimento.

Será aberto processo no Sistema Eletrônico de Informações pela Proppi e encaminhado para o CEPEx. Aprovado o novo regimento pelo Conselho, o processo será encaminhado ao PPG para ciência e conclusão.

Orientações para abertura de edital de seleção

O Programa de Pós-Graduação deverá elaborar edital de seleção para ingresso dos discentes. Os itens mínimos obrigatórios do edital estão descritos no Regulamento Geral de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Resolução CEPEx 394/2021).

Com aprovação pelo Colegiado, o PPG envia para a Divisão de PG Stricto Sensu via correio eletrônico o edital em formatos .doc e .pdf, verificando conformidade com as especificações da SDC.

A Divisão de PG encaminha o edital para publicação no Boletim de Serviço, além de realizar o cadastro do mesmo no Sistema Acadêmico.

Outras divulgações pertinentes são efetuadas pelo PPG.

Orientações sobre matrícula e pré-matrícula dos estudantes

  1. A pré-matrícula dos alunos deverá estar vinculada ao edital em que foram selecionados, sendo realizada no sistema SISPÓS, pelo secretário ou outro servidor técnico-administrativo da secretaria do curso, através do endereço: https://sistemas.uff.br/sispos/principal.
  2. Realizada a pré-matrícula (cadastro inicial) dos alunos no sistema, inserir os documentos digitalizados (RG; CPF; diploma de graduação)
    OBS: O diploma anexado deve mostrar frente e verso, portanto o arquivo .pdf do diploma terá sempre duas páginas. No caso de não apresentação de diploma de graduação, deverão ser anexados nesta lacuna declaração de conclusão de curso MAIS termo de compromisso devidamente assinado pelo aluno, formando um único documento .pdf com duas páginas.
  3. Anexados os documentos .pdf de todos os alunos, somente o Programa de Pós-Graduação deve enviar email para matriculapguff@gmail.com solicitando a geração do número de matrícula. Deverão ser informados obrigatoriamente o código do curso e o semestre/ano da turma pré-matriculada no SISPÓS.
  4. Os alunos com número de matrícula gerado no SISPÓS conseguem ativar o IdUFF, seguindo instruções no próprio endereço do sistema, além de retirar a carteirinha magnética UFF e expedir declaração de regularidade de matrícula. Acesso ao IdUFF em: https://app.uff.br/iduff/

Pós-graduação
para docentes e técnicos

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