UFF em Números

A página “UFF em Números” tem como objetivo apresentar à comunidade as informações gerenciais oficiais da instituição, tais como os dados estatísticos do Censo da Educação Superior, os indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União, os dados gerais e indicadores estratégicos da graduação e, os resultados dos principais rankings universitários dos quais a universidade participa.

As estatísticas aqui fornecidas são minuciosamente apuradas antes de serem divulgadas, o que as tornam consistentes e confiáveis, podendo assim assistir os gestores educacionais em seus processos decisórios, viabilizar a elaboração e/ou a melhoria das políticas internas, bem como subsidiar pesquisas na área de educação.

A Coordenação de Análise de Dados e Indicadores Gerenciais (PGI), vinculada à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), coleta, trata, submete a órgãos de controle e divulga os dados institucionais anualmente. Para tanto, conta com a colaboração de diversos setores envolvidos direta ou indiretamente no ensino superior da UFF.

E-mail para contato: pgi.proplan@id.uff.br

Censo da Educação Superior

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo da Educação Superior se trata de uma grandiosa pesquisa estatística sobre as Instituições de Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica ofertados e o perfil dos estudantes e dos professores.

Os principais módulos do Censo são: IES, Curso, Docente e Aluno. As informações são fornecidas por cada IES, através de dados extraídos dos sistemas e-MEC e dos seus sistemas internos, em que são mantidos os registros de todas as instituições. Com a coleta destas informações, é possível analisar e divulgar uma valiosa gama de informações, como: número de IES no país e seus cursos de graduação, além da estrutura física e financeira; quantidade de cursos presenciais e à distância; vagas disponíveis, número de candidatos, matriculados e concluintes; informações sobre acessibilidade; quantidade de docentes, seus dados pessoais e formação; quantidade de alunos por sexo, raça, idade, entre outras informações importantes.

Seu objetivo é oferecer, à comunidade acadêmica e também à sociedade em geral, informações estatísticas confiáveis sobre a situação do ensino superior; dar subsídio ao Ministério da Educação, gestores das IES, pesquisadores, etc., com a disponibilização de dados para o cálculo de indicadores que fundamentem a formulação e a implementação de políticas públicas.

Os dados completos da Universidade Federal Fluminense encontram-se disponíveis no link abaixo.

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior na UFF

Painel das Unidades Acadêmicas

Em constante busca pelo aprimoramento e transparência na apresentação de informações institucionais da UFF, a PGI elaborou mais uma plataforma digital para subsidiar os gestores e pesquisadores acadêmicos de uma forma mais efetiva.

O Painel das Unidades Acadêmicas oferece acesso interativo e detalhado de um conjunto de dados e indicadores relacionados aos locais de oferta de cursos presenciais da universidade, possibilitando aos gestores uma análise mais apropriada e customizada do cenário atual de suas respectivas unidades e, aos pesquisadores, o acesso a uma fonte ampla de dados que foram minuciosamente coletados, tratados e estratificados a partir do Censo da Educação Superior.

O painel é composto por diversos módulos com gráficos de série histórica consolidada da UFF. Para obter os dados por unidade ou por campus, basta utilizar os filtros situados na parte superior de cada módulo.

Acesse aqui o conteúdo integral do Painel das Unidades

Indicadores Gerais de Gestão da Graduação

A PGI, após a oficialização dos resultados do Censo da Educação Superior pelo INEP, realiza a estratificação, organização e a divulgação das informações apuradas para toda a comunidade. Além do levantamento de dados estatísticos gerais da graduação da UFF, a coordenação também efetua o cálculo e a análise de indicadores de gestão que, ao serem compartilhados em conjunto com as demais informações, propiciam ao público alvo uma melhor compreensão dos cenários que envolvem o ensino superior na Universidade.

Em geral, indicadores de gestão são instrumentos utilizados para avaliar o desempenho de um processo, de um setor e/ou de uma Instituição como um todo. Dessa forma, no âmbito da UFF, os principais objetivos da PGI são o de subsidiar a tomada de decisões de gestores e o aperfeiçoamento de políticas e regulamentos internos que regem a graduação, bem como o de ampliar a transparência dos resultados obtidos pela Instituição.

Nesta seção é possível ter acesso aos principais indicadores divulgados anualmente pela coordenação, dentre eles: Taxa de Sucesso de Graduação (TSG); Aluno Equivalente de Graduação (AIEq); Taxa de Evasão de Alunos de Graduação (Ev).

Abaixo, segue link com as estratificações dos principais indicadores de gestão elaborados a partir de dados coletados do Censo da Educação Superior.

Acesse aqui os Indicadores Gerais de Gestão da Graduação da UFF

Indicadores do Tribunal de Contas da União

A Decisão TCU 408/2002 determinou que a partir do exercício de 2002 as IFES informassem nos seus relatórios de gestão um conjunto de indicadores operacionais que possibilitasse a avaliação do desempenho operacional da instituição pelo Tribunal.

Para efeito dessa Decisão, a apresentação dos indicadores será realizada em dois demonstrativos complementares contendo o primeiro uma série temporal com os cinco últimos exercícios de um conjunto de itens de informação sobre custo corrente, alunos, professores e funcionários, enquanto o segundo contempla uma série temporal que abrange o exercício de referência do relatório de gestão e os quatro exercícios imediatamente anteriores, com os indicadores definidos na Decisão TCU 408/2002 e modificações posteriores.

Saiba mais sobre os Indicadores controlados  pelo  TCU

Rankings Universitários

Os rankings universitários são instrumentos de avaliação das instituições de ensino superior em todo o mundo com base em diferentes critérios de desempenho. Seu principal objetivo é oferecer uma visão comparativa entre as universidades participantes, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Os rankings ganharam notoriedade nas últimas décadas, especialmente a partir do início do século XXI, acompanhando o movimento de expansão, popularização e globalização das instituições acadêmicas.

Eles são elaborados por organizações independentes ou instituições de pesquisa, que coletam e analisam dados referentes a diversos aspectos institucionais. Cada ranking adota sua própria metodologia, mas os indicadores mais comuns são a qualidade do ensino, a produção científica, a reputação acadêmica e o nível de internacionalização, entre outros.

Ao oferecerem uma base comparativa que permite situar as universidades nos contextos nacional e mundial, os rankings respondem às demandas por informações de fácil interpretação. Podem, assim, influenciar a decisão de futuros alunos de ingressar ou não em uma instituição de ensino superior, as ações de líderes executivos, governos e fomentadores no segmento, bem como a definição de políticas públicas educacionais.

Saiba mais sobre os principais Rankings e o desempenho da UFF em cada um deles

Planejamento

Sobre a Proplan

Avalie essa página



    Este formulário é exclusivo para avaliação do conteúdo da página. Para demais assuntos entre em contato por outro formulário.
    Acessar o conteúdo