Nomeada na Portaria Nº 67.889 de 4 de dezembro de 2020, publicada no BS UFF nº 231, de 17/12/2020, p. 053.
A Ouvidoria da Universidade Federal Fluminense demonstra o comprometimento da Administração Central em promover a garantia dos direitos dos cidadãos, buscando ouvir a comunidade interna e externa, consolidando a ética e a transparência.
Na busca de um serviço público eficiente e desburocratizado, organiza e interpreta o conjunto de manifestações recebidas visando produzir indicativos quantificados do nível de satisfação dos usuários.
Queremos ouvir você! Encaminhe sua solicitação através do link abaixo.
Envie a sua manifestação
O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias. O sistema, gerido pela Controladoria -Geral da União (CGU), integra todas as ouvidorias da Administração Pública Federal, direta e indireta.
Faça a sua manifestação e contribua para a uma universidade cada vez melhor!
Objetivos da Ouvidoria
É responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, agradecimentos e pedidos de informações, às áreas responsáveis da Universidade, buscando assim, o aprimoramento dos serviços oferecidos de forma ágil e desburocratizada.
São atribuições da Ouvidoria:
- Atuar na mediação de conflitos entre a comunidade interna e externa e a instituição, buscando um atendimento individualizado ao demandante;
- Analisar a procedência das solicitações e encaminhá-las aos setores competentes para a devida apreciação e resposta;
- Acompanhar as providências adotadas;
- Cobrar soluções visando o atendimento do demandante e a eficiência do serviço público;
- Apresentar a resposta da instituição ao demandante de forma ágil e desburocratizada;
- Apontar a instituição os indicativos de satisfação dos usuários, contribuindo com a promoção do aprimoramento do serviço prestado;
- Apontar as providências ou medidas que visem solucionar problemas, quando necessário;
A Ouvidoria busca interpretar as demandas da comunidade interna e externa, induzindo a melhoria dos serviços prestados, e assim, sugerindo mudanças.
Atos normativos e Regimento Interno da Ouvidoria
- Lei 13.460, de 26/06/2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública;
- Instrução Normativa nº 5, de 18/06/2018, que estabelece orientações para a atuação das unidades de ouvidoria do Poder Executivo federal para o exercício das competências definidas pelos capítulos III e IV da Lei no 13.460, de 26 de junho de 2017;
- Decreto nº 9,492, de 05/07/2018, que Regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos da administração pública federal, institui o Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Federal, e altera o Decreto no 8.910, de 22 de novembro de 2016, que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.
- Portaria CGU nº 116, de 18 de março de 2024, que estabelece orientações para o exercício das competências das Unidades dos Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 9,492, de 05/07/2018.
Carta de Serviços ao Usuário
Manuais, Guias e Cartilhas
Guia Lilás da Controladoria Geral da União
O Guia lilás, elaborado pela Controladoria Geral da União, estabelece diretrizes para prevenção e tratamento de assédio moral, sexual e discriminação no âmbito do Governo Federal, com foco nas questões de gênero e raça.
Cartilha da Carta de Serviços ao Usuário da UFF
Conheça os objetivos, importância e os procedimentos para a elaboração da Carta de Serviços oferecidos pela Universidade Federal Fluminense acessando a cartilha disponível aqui.
Manual de Ouvidoria Pública (CGU)
O Manual elaborado pela Ouvidoria Geral da União aborda aspectos básicos sobre vários temas importantes para o trabalho das ouvidorias.
Guia de Processos da Ouvidoria da UFF
O guia de processos da Ouvidoria é o documento que estabelece orientações para o cumprimento e padronização das rotinas e atividades da Ouvidoria, assim como, o mapeamento dos fluxos de processos no âmbito da Ouvidoria.
Contatos da Ouvidoria
Para atendimento pela equipe da Ouvidoria, solicite um agendamento pelo e-mail: ouvidoria@id.uff.br
Ou encaminhe sua manifestação na Plataforma FalaBr através do link https://falabr.cgu.gov.br
Relatórios
Relatórios de Gestão da Ouvidoria
- Relatório da Ouvidoria – 2024
- Relatório da Ouvidoria – 2023
- Relatório da Ouvidoria – 2022 – anexo
- Relatório da Ouvidoria – 2021
- Relatório da Ouvidoria – 2020
- Relatório da Ouvidoria – 2019
- Relatório da Ouvidoria – 2018
Relatórios do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
Relatórios da Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (AMLAI)
- Relatório de Implementação da LAI na UFF – 2016/2017
- Relatório da Autoridade de Monitoramento da LAI – 2021
- Relatório da Autoridade de Monitoramento da LAI – 2022
- Relatório da Autoridade de Monitoramento da LAI – 2019
- Relatório da Autoridade de Monitoramento da LAI – 2023
- Relatório da Autoridade de Monitoramento da LAI – 2024