Gestão de Documentos

A gestão de documentos no âmbito da Universidade Federal (UFF) é de responsabilidade de todo o corpo funcional no exercício das atividades administrativas ou acadêmicas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Com o objetivo de orientar e supervisionar as atividades de gestão de documentos, a UFF por meio da Superintedência de Documentação (SDC), oferece serviços e instrumentos que visam garantir a preservação e o acesso aos documentos.

Os serviços e instrumentos abaixo viabilizam a organização, preservação, acesso e difusão dos documentos necessários ao desenvolvimento das atividades universitárias.

Assessoria Técnica em Arquivos

A Assessoria Técnica é um serviço oferecido às unidades acadêmicas e administrativas da UFF que visa promover a gestão de documentos na Universidade a partir da orientação sobre o uso dos instrumentos legalmente aprovados, com vistas à organização, classificação e destinação dos documentos arquivísticos.

Saiba mais sobre assessoria técnica em arquivos.

Boletim de Serviço UFF

O Boletim de serviço (BS) da UFF é uma publicação diária destinada a dar publicidade aos atos e comunicações oficiais da instituição. A primeira edição do BS é datada de 1966 e desde 2 de janeiro de 2019 está sob a responsabilidade da Superintendência de Documentação (SDC).

Para acessar boletins publicados a partir de 1996 acesse o portal Boletim de serviço UFF.

Para consultar publicações anteriores a 1996, entre em contato com o atendimento da Coordenação de Arquivos: atendimento.car.sdc@id.uff.br.

Boletim de Serviço UFF: como publicar

As matérias a serem publicadas no Boletim de serviço da UFF deverão ser enviados em arquivos anexados exclusivamente para o e-mail publicabs.sdc@id.uff.br.

Acesse a Instrução normativa SDC/UFF nº 3, de 10 de janeiro de 2023, para conhecer os padrões e procedimentos administrativos estabelecidos para a publicação no Boletim de Serviço da UFF.

Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD)

De acordo com Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, art. 18º que cada órgão e entidade da administração pública federal constituirá sua Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) que tem a incumbência de realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada, respeitando a legislação em vigor e, em especial, as Resoluções do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq.

Saiba mais sobre a Comissão permanente de avaliação de documentos.

Destinação de documentos arquivísticos: Eliminação

A destinação de documentos é o encaminhamento dos documentos das unidades da UFF que foram classificados de acordo com os códigos de classificação, tabelas de temporalidade e destinação ao Arquivo. Os documentos que já cumpriram suas funções e aguardam a eliminação devem ser listados e submetidos à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFF (CPAD/UFF).

Saiba mais sobre eliminação de documentos.

Destinação de documentos arquivísticos: Transferência e Recolhimento

A destinação de documentos é o encaminhamento dos documentos das unidades da UFF que foram classificados de acordo com os códigos de classificação e tabelas e temporalidade e destinação ao Arquivo. Podem ser encaminhados os documentos com valor legal, administrativo ou fiscal de uso pouco frequente que já cumpriram suas funções primárias e que ficam em guarda intermediária até sua destinação final (eliminação). Também os documentos com valor probatório, informativo e de pesquisa que devem ser preservados em caráter definitivo pois são inalienáveis e imprescritíveis (guarda permanente).

Saiba mais sobre transferência e recolhimento de documentos.

Instrumentos de gestão de documentos arquivísticos: Códigos de Classificação e Tabelas de Temporalidade

Os instrumentos de gestão de documentos arquivísticos são usados para a classificação e destinação dos documentos produzidos na Universidade, são eles: as Tabelas de temporalidade e destinação de documentos e os Códigos de classificação de documentos.

Saiba mais sobre Códigos de classificação e Tabelas de temporalidade de documentos.

Manual de Atos e Comunicações Oficiais

O Manual de Atos e Comunicações Oficiais da UFF apresenta diretrizes gerais sobre a redação oficial, de acordo com os princípios administrativos e arquivísticos. O objetivo principal é orientar e padronizar a redação oficial dos atos administrativos, bem como a forma e o conteúdo dos documentos produzidos no âmbito da Universidade com vistas a dar suporte aos servidores, ampliar a qualidade das rotinas de trabalho, assim como promover a transparência organizacional ativa.

Saiba mais sobre Manual de Atos e Comunicações Oficiais.

Orientação técnica em arquivos

A orientação técnica em arquivos é um serviço totalmente online que visa solucionar eventuais dúvidas relacionadas à identificação e classificação na produção documentos correntes em qualquer suporte e manutenção dos arquivos correntes de acordo com os instrumentos de gestão de documentos.

Entre em contato com a Coordenação de Arquivos para solicitar o serviço.

Arquivos e Bibliotecas

Sobre a SDC

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo