A Gestão da Universidade Federal Fluminense instituiu, por meio da Portaria nº 68.829/2025, o Grupo de Trabalho de Reconhecimento de Saberes e Competências (GT-RSC/UFF), com a missão de preparar a universidade para a implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) dos servidores Técnico-Administrativos em Educação.
O RSC é um novo sistema de valorização da categoria, previsto para entrar em vigor em abril de 2026, em consonância com a Lei nº 11.091/2005, o Acordo de Greve nº 11/2024 e as orientações do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A iniciativa visa garantir que a universidade esteja pronta para aplicar as diretrizes que vão orientar o novo sistema que irá avaliar a experiência individual e/ou profissional para fins de reconhecimento assim que ele entrar em vigor, assegurando condições mais justas de valorização e desenvolvimento profissional para os técnicos administrativos.
“Estamos nos antecipando às diretrizes do MEC e do MGI para deixar a UFF preparada e com todos os processos ajustados, o que permitirá a implementação ágil do novo sistema de valorização dos técnicos administrativos em educação. Este é um passo importante, em diálogo permanente com os servidores e servidoras, para reconhecer a contribuição decisiva dessa categoria para o futuro da nossa universidade”, destaca o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
O grupo será responsável por estudar e propor a regulamentação interna, analisar a legislação nacional, definir procedimentos para avaliação e concessão do RSC, subsidiar a Administração Central nas tratativas com a Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e apresentar relatório final com propostas de encaminhamento.
Leia a portaria completa no Boletim de Serviço da UFF.
