A UFF concluiu o processo de Avaliação e Acompanhamento da Gestão Correcional (AAGC 2023/2024), conduzido pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Coordenação-Geral de Supervisão do Sistema Correcional do Poder Executivo Federal (CGSSIS), com atendimento integral das recomendações.
A avaliação teve início em 2023 e teve como objetivo o aprimoramento da gestão correcional, o fortalecimento da integridade pública, o monitoramento das atividades de correição e a disseminação de boas práticas institucionais. No âmbito do processo, foram recomendadas medidas estruturantes, como o aperfeiçoamento do arcabouço normativo, a definição de fluxos de trabalho, a adoção de procedimentos de juízo de admissibilidade e a implementação do sistema ePAD, da CGU.
Como resultado, a UFF editou a Resolução CUV nº 396/2024, que instituiu a Corregedoria Setorial da UFF e aprovou seu Regimento Interno, consolidando a universidade como Unidade de Correição Instituída. Também foram registrados o início das atividades da nova unidade, o inventário dos processos da antiga Gerência de Procedimentos Disciplinares e a atualização dos dados nos sistemas eletrônicos da CGU.
A conclusão do acompanhamento foi formalizada na Nota Técnica nº 626/2025/CGSSIS/DICOR/CRG, que reconheceu o cumprimento total das recomendações, encerrando o processo de avaliação junto à universidade.
