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Acidente de trabalho: o que fazer quando acontecer?

Os acidentes de trabalho são eventos inesperados que ocorrem durante a execução de atividades laborais, resultando em lesões ou doenças, que podem acontecer em diversos ambientes, incluindo escritórios, salas de aula e laboratórios, ambientes encontrados dentro da UFF. As causas dos acidentes de trabalho em geral são combinações de falhas de segurança, falta de equipamentos de proteção, falta de fiscalização e inobservância ou desconhecimento de normas de segurança. Assim, é fundamental que as organizações, sejam elas empresas ou até mesmo uma universidade, implementem medidas de prevenção, como treinamentos e fiscalização do uso adequado de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), para minimizar esses riscos.

Os acidentes podem ter consequências sérias, tanto físicas quanto emocionais, que podem gerar diversos transtornos na vida do servidor, além de poder reduzir a sua capacidade laboral. Sendo assim, para a conscientização da segurança no trabalho, a educação e a prevenção são as melhores formas para evitar que os acidentes ocorram. Todo acidente de trabalho pode ser evitado, com as medidas de prevenção adequadas. Investir em segurança é fundamental para reduzir riscos e garantir a qualidade de vida, e as investigações de eventos ocorridos levam a um maior conhecimento das causas, aumentando a segurança de toda a comunidade acadêmica.

No caso da ocorrência de acidente de trabalho, o primeiro passo é verificar a necessidade de atendimento médico, se necessário. Em seguida, é fundamental notificar o acidente, através de uma Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O responsável pela emissão da CAT e os prazos para a comunicação do acidente de trabalho estão descritos nos fluxos estabelecidos para registro e investigação de acidente de trabalho na UFF, no Procedimento Operacional Padrão (POP) de Acidente de Trabalho. Em seguida, o servidor deve abrir uma Comunicação Interna de Acidente de Trabalho (CIAT), para que seja realizada uma investigação pela equipe da UFF, para que as causas sejam conhecidas. Após o cadastro do CIAT, será realizada a investigação do acidente e elaborado o Relatório Investigativo de Acidente de Trabalho (RIAT). Este registro é muito importante para a instituição, pois fornece informações valiosas que possibilitam que sejam adotadas ações de prevenção, evitando a ocorrência de novos incidentes e acidentes.

Mais informações sobre a notificação de acidente de trabalho na UFF podem ser obtidas no site: https://www.uff.br/servico/notificacao-de-acidente-de-trabalho/

Dados do informe

16/04/2025


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