A Universidade Federal Fluminense (UFF) realizou, na manhã desta terça-feira (09), a cerimônia de entrega do título “Servidor Emérito UFF 2025”, em reconhecimento aos profissionais que se destacaram pela dedicação, inovação, engajamento e trajetória exemplar ao longo de sua carreira na instituição. Durante o evento, também foram celebrados os Jubileus de Ouro e Rubi, que homenageiam servidores com 50 e 45 anos de dedicação ao serviço público universitário, respectivamente, simbolizando décadas de transformação e fortalecimento da universidade.
Esses dois momentos refletem o papel essencial das pessoas que fazem a universidade acontecer, seja no trabalho cotidiano ou na construção de uma educação pública comprometida com a sociedade.
A mesa de honra foi composta pelo reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, pelo vice-reitor Fabio Barboza Passos e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas Aline da Silva Marques. Todos ressaltaram a importância da contribuição dos servidores para o fortalecimento da universidade pública.
“Esta homenagem é, antes de tudo, um reconhecimento àqueles que constroem a UFF todos os dias. São os servidores que, com seu compromisso, cuidado e competência, garantem que a universidade funcione, cresça e cumpra sua missão social. A força da UFF está em cada pessoa que dedica seu talento para servir à comunidade universitária e à sociedade brasileira”, afirmou o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Este ano, as homenagens foram divididas em quatro categorias, cada uma representando uma dimensão diferente da contribuição dos servidores:
- Trajetória – Reconhece servidores com uma longa carreira marcada por dedicação, competência e legado institucional;
- Revelação – Homenageia profissionais que, mesmo com pouco tempo de casa, já demonstram grande talento e potencial;
- Inovação – Valoriza servidores que propõem soluções criativas e contribuem para a modernização da UFF; e
- Engajamento – Reconhece aqueles cuja atuação ética, colaborativa e mobilizadora fortalece a comunidade universitária.
Clique aqui para acessar a lista com os homenageados no Servidor Emérito 2025.
Após as entregas dos títulos aos servidores eméritos, foi o momento de celebrar os servidores com os jubileus de Ouro e Rubi, pelo tempo de dedicação ao serviço público universitário, que representam a história da UFF e mantêm uma verdadeira memória viva da instituição.
“Ao homenagearmos servidores com 45 e 50 anos de atuação, celebramos além do tempo de serviço, a força da permanência, o compromisso e as trajetórias que se entrelaçam com a história da UFF. Essas pessoas foram testemunhas de mudanças significativas na universidade e mantiveram-se presentes e comprometidas em seguir construindo o presente e o futuro da instituição”, destaca o vice-reitor, Fabio Barboza Passos.

