Informe

UFF recebe representante do escritório de Relações Internacionais da Universidade de Granada

Na última segunda-feira (7), a equipe da Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF), recebeu Linara Kudasheva, representante do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Granada, na Espanha. A visita parte de uma iniciativa do Projeto Erasmus Mundus e tem por objetivo abrir caminhos para parcerias e novas vagas de intercâmbio para estudantes da UFF e da universidade espanhola, em um convênio já existe há mais de 20 anos.

O Programa Erasmus é uma iniciativa da União Europeia que oferece bolsas para internacionalização acadêmica entre a Europa e o restante do mundo. Esses programas são desenvolvidos por consórcios internacionais de universidades e oferecem uma experiência de estudo intercultural e multidisciplinar. A UFF tem professores, alunos e técnicos que já participaram do programa.

Foto 2: Conversa da equipe SRI com Linara Kudasheva

Durante uma apresentação sobre as novas possibilidades de parceria, comandada por Linara Kudasheva, os membros da SRI puderam tirar dúvidas e sugerir novas frentes de cooperação. Um dos casos discutidos foi o do Projeto Jean Monet. As opções ainda estão em análise, mas a expectativa é altamente positiva, segundo Lívia Reis, Superintendente de Relações Internacionais da UFF. Ela disse que “tem uma complexidade, não é fácil… Esse tipo de apoio vai colaborar para a consolidação dessas e outras inciativas na nossa universidade “. Lívia explica ainda que “primeiro temos que fazer os projetos e ganhá-los. E, ganhando, obtemos financiamentos.

A convidada da Universidade de Granada, nascida no Uzbequistão, compartilhou sobre a importância desse intercâmbio de informações: “Eu acho que esse tipo de mobilidade é essencial para construir parcerias e relações pessoais. Essa é a essência de um dos pilares para fomentar mais cooperação entre universidades. Porque eu acho que a comunicação face a face com as pessoas e o compromisso pessoal são muito importantes. E graças a esses programas, isso se torna viável. Caso contrário, seria impossível.

Foto 3: Linara Kudasheva, Gabinete de Relações Internacionais e Avaliação de Projetos da UE

Linara também compartilhou informações sobre aprendizagem mútua. Disse que “nós aprendemos uns com os outros. É como uma aprendizagem entre pares. Você compartilha seu conhecimento e experiência, mas também aprende. Você pode ver como as mesmas coisas podem ser feitas de forma muito semelhante ou de uma maneira diferente. E você também sempre observa uma cultura de trabalho diferente. Como as pessoas trabalham, como elas se tratam. E isso ajuda a construir uma cooperação melhor entre os parceiros. Porque, no fim das contas, tudo depende das pessoas.

Uma dica de futuro para os estudantes que a convidada deixa é “ser proativo. E sempre buscar oportunidades. E você tem que bater em todas as portas. Algumas se abrem. E uma porta leva a outra. E outra leva a outra. E é muito importante não parar. Sempre buscar oportunidades. E talvez você encontre algo seu no processo de busca.

Dados do informe

14/07/2025
, ,

Acessar o conteúdo