Informe

UFF promove campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes” em parceria com Hemorio

O Projeto Trote Cultural UFF, vinculado à PROGRAD, em parceria com a Superintendência de Documentação e o Hemorio, realizam, no dia 17 de setembro de 2025, a campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes”. A ação acontece das 10h às 15h, na Biblioteca Central do Gragoatá, em Niterói.

O objetivo da iniciativa é unir solidariedade e incentivo aos estudos em uma proposta inovadora. Durante a campanha, estudantes que doarem sangue poderão remover suspensões pendentes nas bibliotecas, retomando assim o acesso integral aos serviços e recursos oferecidos. A ação proporciona benefícios tanto para quem recebe a doação quanto para o próprio estudante doador, que poderá voltar a usufruir do acervo e das atividades sem restrições.

Além de reforçar a importância da doação de sangue como gesto de cidadania e saúde pública, a campanha destaca o papel dos livros na formação crítica e no desenvolvimento de mentes bem informadas. “Participar desta ação é contribuir duplamente para a sociedade: ajudando a salvar vidas e fortalecendo a educação, que tem nos livros um dos pilares da cidadania”, ressaltam os organizadores.

Quem pode doar sangue?

Para participar da campanha, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pelo Hemorio:

  • Ter entre 16 e 69 anos (para a primeira doação, o limite é até 60 anos);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais ou infecções recentes;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Evitar alimentos gordurosos por até 4 horas antes da doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes;
  • Jovens de 16 e 17 anos podem doar mediante autorização dos responsáveis;
  • Pessoas com tatuagens ou piercings devem aguardar 6 meses para doar, especialmente no caso de piercings orais ou genitais enquanto em uso;
  • O intervalo entre doações deve ser respeitado: 60 dias para homens (até 4 vezes ao ano) e 90 dias para mulheres (até 3 vezes ao ano).

Solidariedade e cidadania

A campanha reforça a importância da doação de sangue como um ato que salva vidas e, ao mesmo tempo, incentiva a educação e o acesso ao conhecimento. Com essa ação, a UFF reafirma seu compromisso social, estimulando seus estudantes a praticarem a solidariedade e a cidadania.

Dados do informe

04/09/2025

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Acessar o conteúdo