A Superintendência de Documentação da UFF com sua equipe de Desenvolvimento de Coleções da Coordenação de Bibliotecas realizou uma aquisição especial de livros sobre as temáticas de Relações Étnico-Raciais e de Inteligência Artificial. A aquisição busca atualizar os acervos das Bibliotecas UFF com temas contemporâneos que dialoguem com as atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade.
Os títulos escolhidos com apoio da AFIDE – Assessoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade Federal Fluminense, por meio das professoras Érika Frazão e Rita Montezuma, de bibliotecários da UFF e sugestões de outros estudiosos de relações étnico-raciais são, em sua maioria, de autoria negra e indígena, neste primeiro momento. Essa seleção reforça o compromisso da UFF com a equidade, diversidade e inclusão, além de contribuir para o combate ao racismo e outras formas de discriminação.
Já os livros adquiridos sobre inteligência artificial são introdutórios e assinados por autores de destaque na área. Eles fomentam o debate sobre sistemas computacionais inteligentes e seus impactos na sociedade contemporânea.
Mais de 800 livros estão sendo distribuídos entre as Bibliotecas UFF tanto em Niterói e nos demais municípios onde a UFF está situada. A incorporação dos livros ao acervo, por intermédio de tratamentos técnicos e especializados, é um procedimento necessário para garantir o acesso de toda a comunidade universitária, facilitar a localização nas estantes, a busca por assuntos nos catálogos on-line, dentre outros. Tal processo pode levar até um mês para que os livros estejam disponíveis para empréstimo da comunidade acadêmica com cadastro ativo e em dia com as bibliotecas, além da consulta por toda a comunidade externa.
Segundo Debora do Nascimento, atual Superintendente da Superintendência de Documentação da UFF, responsável pela iniciativa e pela gestão da Coordenação de Bibliotecas e suas unidades, “com esta ação buscamos reiterar o compromisso da Universidade Federal Fluminense com a educação de qualidade, equitativa e engajada em assuntos atuais e socialmente relevantes. Os professores poderão incluir os títulos já disponíveis nas atualizações de bibliografias básicas e complementares de suas disciplinas, os alunos poderão utilizar títulos atualizados para complementação de seus saberes e toda a sociedade que acessa a UFF poderá usufruir dos títulos para consulta, leituras e estudos locais”.
Dentre os títulos, destacamos o “Pacto da Branquitude”, de Cida Bento; “Biblioteconomia Negra”, de Franciéle Carneiro Garcês; “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak; “A terra dos mil povos de Kaká Werá Jecupé, Black Power”, de Kwame Ture; “Afrografias da Memória”, de Leda Maria Martins; “Discurso sobre o colonialismo”, de Aimé Césaire; e “Dispositivo de Racialidade”, de Sueli Carneiro.
A equipe da SPDC da Coordenação de Bibliotecas está disponível para esclarecer eventuais dúvidas.