Informe

UFF e UAB lançam curso gratuito de pós-graduação em Liderança e Gestão Escolar

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), anuncia a abertura das inscrições para o curso de Especialização em Liderança e Gestão Escolar. Com início previsto para agosto de 2025, o curso é gratuito e destinado a profissionais da educação que atuam ou desejam atuar na gestão escolar.

A especialização visa desenvolver competências específicas em liderança e gestão escolar, com foco na promoção da colaboração, no desenvolvimento das pessoas e na manutenção de altas expectativas de desempenho para a equipe escolar e para os estudantes. Além disso, busca capacitar os participantes para:

  • Realizar pesquisas no campo da liderança e gestão escolar, visando à melhoria da qualidade da educação;
  • Promover a divulgação e o intercâmbio da produção científica na área;
  • Oferecer um modelo de estudo flexível, com acesso a um programa de especialização de alto nível.

O curso possui carga horária total de 360 horas e será oferecido na modalidade a distância, com aulas e seminários telepresenciais (online) semanais. O material didático é desenvolvido pela equipe de professores da UFF, e o ambiente virtual de aprendizagem utilizado será a plataforma Moodle.

O Projeto Pedagógico do curso foi elaborado com base em referências nacionais e internacionais, como:

  • Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC-Diretor Escolar), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em 2021;
  • Documento da UNESCO “Leadership in Education: Lead for Learning”;
  • Diretrizes do International Successful School Principalship Project (ISSPP).

As inscrições para a primeira turma, prevista para iniciar em agosto de 2025, estão abertas e são gratuitas. O curso é destinado a profissionais da educação que atuam ou desejam atuar na gestão escolar, incluindo diretores, vice-diretores e integrantes da equipe gestora.

Para mais informações sobre o curso e inscrições, acesse o site oficial.

Dados do informe

13/05/2025


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