Em 2026, a UFF oferta 8.931 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), número que a posiciona como a segunda instituição de ensino superior com maior oferta de ingresso no país. As vagas estão distribuídas em 138 cursos de graduação, que abrangem diferentes áreas do conhecimento. Do total ofertado, 4.523 vagas são destinadas às políticas de reserva previstas na Lei de Cotas, além de 409 vagas voltadas a ações afirmativas institucionais.
Entre os cursos com maior número de vagas ofertadas pela universidade no Sisu 2026 estão Medicina, com 180 vagas (Niterói), Farmácia, com 144 vagas (Niterói), Psicologia, com 110 vagas (Campos), e Direito, com 120 vagas em cada unidade (Niterói e Macaé), conforme dados divulgados pela Coordenação de Seleção Acadêmica (Coseac).
Com ampla presença territorial no estado do Rio de Janeiro, a UFF oferece atualmente 134 cursos de graduação e reúne mais de 51 mil estudantes matriculados, além de mais de 12 mil ingressantes, considerando as diferentes modalidades de ensino.
Nesta edição do Sisu, três em cada quatro instituições públicas participantes possuem Índice Geral de Cursos (IGC) classificado como muito bom ou excelente, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC). Além disso, mais de 50% das instituições participantes figuram entre as melhores da América Latina em rankings internacionais, incluindo 18 instituições brasileiras entre as 100 melhores do mundo, grupo do qual a UFF faz parte.
As inscrições para o SISU 2026 são gratuitas e ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Acesso Único do MEC.

