No mês de novembro, a Universidade Federal Fluminense concluiu um novo conjunto de melhorias na infraestrutura da rede de telecomunicação da Fazenda Escola da Faculdade de Veterinária, localizada em Cachoeiras de Macacu. A iniciativa foi viabilizada por meio do trabalho da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que, sob a liderança do superintendente, Ricardo Carrano, executaram a tarefa de modernização na tecnologia do local.
Foram instaladas novas fibras ópticas, com cerca de 190 metros de cabeamento, interligando a sala técnica aos prédios da unidade. Também foram instituídos 5 armários de cabeamento estruturado, 6 roteadores de última geração e switches na distribuição de conectividade. Além disso, a Fazenda recebeu um firewall de segurança, preparação completa para a futura implantação do videomonitoramento do projeto MonitoraUFF e diversas atualizações no cabeamento interno, já integrados ao sistema de autenticação, EDUROAM.
A partir dessas novas entregas, a Fazenda Escola passará a contar com uma infraestrutura de ponta, como menciona o reitor da UFF, professor Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega:
“A Fazenda Escola da Faculdade de Veterinária se consagra como uma referência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Nossa iniciativa tem o compromisso de alinhar a capacidade da infraestrutura de acordo com as necessidades dos estudantes, servidores e em favor das atividades acadêmicas e operacionais exercidas dentro da unidade. Tenho certeza que uma ação como essa se alinha com nosso princípio de apoiar o desenvolvimento estudantil produzido dentro da Universidade.
Anteriormente, a Fazenda Escola lidava com dificuldades estruturais, devido à cobertura de Wi-Fi restrita, baixa velocidade de conexão, trechos impossibilitados de conectividade, equipamentos defasados e quedas recorrentes de rede. Esse cenário comprometia o uso de sistemas institucionais, pesquisas de campo, aulas práticas e demais atividades acadêmicas. A operação será responsável por expandir as áreas de conectividade para todos os estudantes, servidores, pesquisadores e frequentadores da unidade.
Os resultados dessa complexa operação já estão em evidência, com a menor necessidade de chamados técnicos e com o aumento da velocidade de acesso à internet. A cobertura de rede se expandiu para ambientes internos e externos que antes não estavam incluídos neste panorama como a sede administrativa, o refeitório, sala técnica, setor de caprinos, alojamento de servidores, unidades administrativas e de pesquisa da Unidade de Pesquisa Experimental em Caprinos e Ovinos (UNIPECO), além da área externa próxima ao lago.
De acordo com Ricardo Carrano, essas adições serão pertinentes na qualidade do trabalho exercido pela Fazenda Escola. “Não será mais necessário qualquer esforço para conseguir acesso à internet, já que a área de cobertura passa à abranger as principais instalações do território. Com estes avanços, a Fazenda Escola terá suas capacidades potencializadas, graças ao progresso que fizemos no local por meio de um longo trabalho de diálogo e articulações com a gestão, visando o desenvolvimento de nossa Universidade.”

