A Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou sua nova Política Institucional de Correio Eletrônico, que regulamenta o uso do e-mail institucional no domínio “@id.uff.br” para toda a comunidade universitária. A medida foi deliberada pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles, com o objetivo de garantir maior segurança, padronização e responsabilidade nas comunicações acadêmicas e administrativas da instituição, e publicada no Boletim de Serviço nº 76 de 02/07/2025.
Acesse aqui o conteúdo completo da política
De acordo com a nova política, o uso do e-mail institucional (@.id.uff.br) torna-se obrigatório para todas as atividades relacionadas à vida acadêmica e administrativa, incluindo o cadastramento em sistemas da UFF. A norma chama a atenção para a necessidade do uso legal e estabelece diretrizes claras sobre o uso responsável das contas institucionais. Entre as proibições expressas, estão: o envio de mensagens de conteúdo ofensivo ou ilegal, propagação de spam, uso para fins pessoais ou político-partidários e o compartilhamento de senhas.
A implementação das novas medidas será realizada de forma gradual, no prazo de 90 dias, com o objetivo de permitir a adequação e atualização de toda a comunidade acadêmica à norma em tempo hábil. Aqueles que ainda não possuem um endereço “@id.uff.br” podem solicitar por meio do site https://app.uff.br/portal.
A competência da gestão técnica do serviço de e-mail institucional permanece sob responsabilidade da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que irá regulamentar, ainda em julho, detalhes da implementação da política através de uma Instrução de Serviço. A norma também estabelece que apenas a Superintendência de Comunicação Social (SCS) é responsável pelo envio de mensagens institucionais em massa, destinadas a todo o público da universidade. Essa diretriz busca garantir coerência institucional e evitar o uso indevido dos canais da UFF.
A adoção da nova política visa fortalecer a integridade, a segurança e a transparência das comunicações internas da UFF, alinhando a universidade às boas práticas de governança digital no setor público.