Informe

Tradução da Eduff traz novo estudo sobre literatura e sociedade no Brasil Imperial

Em Lendo o Rio de Janeiro: literatura e sociedade no século XIX – Eduff (Eduff, 2025), o historiador Zephyr Frank (Universidade de Stanford) traça um novo caminho para a compreensão da história cultural do Brasil Imperial. Com tradução de  Olavo Passos de Souza, a obra foca no tema da integração social por meio dos romances de José de Alencar, Machado de Assis e Aluísio Azevedo e os conflitos morais dos personagens quando se deparam com a nova mobilidade, capitalista, urbana, tão diferente das plantações escravistas do passado. 

De acordo com o autor, alguns personagens crescem e triunfam nesse novo cenário, enquanto outros encontram a derrota. Embora a literatura permeie a história social do Rio do século XIX, ela está repleta de mapas, gráficos, fontes não ficcionais e análises estatísticas que são o recurso do autor. 

Ao conectar uma compreensão literária dos problemas sociais com os dados quantitativos fornecidos pelos métodos históricos tradicionais, Frank desvenda uma compreensão mais rica e profunda da sociedade no Rio do século XIX

Sobre o autor

Zephyr Frank leciona na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. É professor doutor de Estudos Latino-Americanos no Departamento de História e na Escola Doerr de Sustentabilidade, diretor do Programa de Estudos Urbanos e ex-diretor e fundador do Center for Spatial and Textual Analysis (CESTA). Seus interesses de pesquisa se concentram na história social e cultural brasileira, no estudo da riqueza e da desigualdade, sua relação com o meio ambiente e nas humanidades digitais.

Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis no site www.eduff.com.br.

Informações sobre o setor

Editora da UFF

Ir para o conteúdo