Organizado por Fatima Regina Cecchetto, Fernanda Ribeiro e Vera Lucia da Silva, o livro “Juventudes no Brasil: saúde, direitos e políticas públicas” (Eduff, 2025) acaba de ser lançado pela Eduff. Na coletânea, desenvolvida com o apoio da Faperj, os autores trazem contribuições de pesquisas em saúde coletiva sobre temas que afetam as juventudes brasileiras, como segurança pública e política de drogas, saúde mental, violências no ambiente digital, migração, direitos sexuais e reprodutivos.
Disponível para compra no formato impresso e digital, a obra é uma contribuição tanto para a atuação qualificada de profissionais e formuladores de políticas públicas voltadas às juventudes, quanto para o debate público.
Sobre as organizadoras:
Fatima Regina Cecchetto é doutora em Saúde Coletiva, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e colaboradora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves. Desenvolve pesquisas na área de Antropologia e Saúde Pública, atuando principalmente com os temas gênero, sexualidade, juventude, masculinidade e violência.
Fernanda Mendes Lages Ribeiro é doutora em Saúde Pública, pesquisadora colaboradora do Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli – Claves (ENSP/Fiocruz) e professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Tem desenvolvido pesquisas nos campos da Psicologia e da Saúde Pública/Coletiva, com ênfase em Violência e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, infância e adolescência, violência armada, saúde mental, psicologia e saúde e psicologia social e comunitária.
Vera Lucia Marques da Silva é doutora em Ciências Sociais, pesquisadora e docente da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Membra do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz, desenvolve pesquisas na área de Gênero e Sexualidade, atuando principalmente com os temas: violência de gênero; LGBTI+fobia, direitos reprodutivos e sexuais, sexualidades dissidentes e desigualdade de gênero e raça na ciência. Tem livros e artigos publicados nestas temáticas e atua como parecerista de revistas científicas.