Os Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu da Universidade Federal Fluminense (UFF) já podem se inscrever no Programa de Qualificação Institucional (PQI), por meio de edital recentemente lançado como parte de uma ação de Gestão Integrada. A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o número de mestres e doutores na universidade, ao mesmo tempo em que fortalece a política de valorização e desenvolvimento dos(as) servidores(as) públicos(as) federais da instituição.
Para os anos de 2026 e 2027, está previsto o repasse de até R$ 616.320,00 (seiscentos e dezesseis mil, trezentos e vinte reais) aos PPGs que ofertarem vagas adicionais voltadas à formação de servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes em cursos de mestrado e/ou doutorado.
Nesta edição, estão previstas até 52 (cinquenta e duas) vagas para mestrado e 14 (quatorze) para doutorado. No entanto, o edital prevê a possibilidade de ampliação dessas oportunidades caso haja incremento nos recursos disponíveis. Cada programa poderá oferecer, por ano, até cinco vagas adicionais em seus processos seletivos regulares, destinadas exclusivamente ao público-alvo do PQI.
Os PPGs interessados devem formalizar sua adesão ao PQI entre os dias 5 de agosto e 2 de setembro de 2025, conforme as orientações estabelecidas no edital.
Mais do que uma ação de fomento à pós-graduação, o PQI representa um instrumento estratégico da política institucional de qualificação, promovendo o aprimoramento técnico, científico e crítico dos(as) servidores(as), contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados à sociedade e para a valorização profissional e funcional desses(as) trabalhadores(as).
O programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP), em articulação com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), conforme diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFF.
Dúvidas e esclarecimentos podem ser enviados para o e-mail: eggp.progepe@id.uff.br, mencionando no campo “assunto” o termo “PQI”.
