Informe

Prograd na Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025 – confira as principais atividades

A Pró-Reitoria de Graduação marca presença na Agenda Acadêmica UFF/SNCT 2025 com uma série de atividades que valorizam o desenvolvimento do ensino, as experiências de estágio e a formação docente e de estudantes. As ações presenciais acontecem entre os dias 22 e 25 de outubro, no Campus do Gragoatá, e em outros espaços da cidade de Niterói e de fora da sede.

XXVII Semana de Monitoria

A XXVII Semana de Monitoria, organizada pela Divisão de Monitoria e Comissão de Monitoria, acontecerá entre os dias 20 e 24 de outubro, sendo dividida em duas etapas:

  • Primeira etapa: nos dias 20 e 21 de outubro, em formato presencial, com apresentações orais avaliadas por bancas formadas localmente no âmbito das Unidades Acadêmicas;

  • Segunda etapa: no dia 23 de outubro, de forma remota, em salas do Google Classroom, com participação de representantes selecionados na primeira etapa.

O evento congrega estudantes monitores/as e professores/as orientadores/as dos diversos Departamentos de Ensino e Coordenações de Cursos de graduação que compõem o Programa de Monitoria de 2025. Os/as estudantes monitores e professores/as orientadores/as e avaliadores/as participantes receberão certificados. Serão homenageados/as com menções honrosas os/as monitores que se destacarem em suas áreas, conforme organização do evento.

As apresentações da segunda fase serão divulgadas no canal do Programa de Inovação e Assessoria Curricular, da Prograd, no YouTube. (https://www.youtube.com/@proiacprograduff7803).

Para mais informações sobre o Programa de Monitoria da UFF, acesse https://www.uff.br/prograd/monitoria/ .

Capacitações e Vivências sobre Estágio

Na quarta-feira, 22/10, a Divisão de Estágio promove o evento ”Capacitações e Vivências sobre as atividades de Estágio na UFF”, no Bloco A, no Campus do Gragoatá – Niterói, durante todo o dia. A atividade busca aprofundar o debate sobre o papel do estágio na formação acadêmica, promovendo trocas de experiências entre estudantes. Para inscrição e mais informações, acesse: https://sl1nk.com/7BJP5.

Outras informações sobre a organização do estágio na UFF podem ser localizadas na página https://www.uff.br/prograd/estagios/ (que, neste momento, está em attualização).

Mostra PET/Propet

Também no dia 22/10, das 10h às 15h, acontece a tradicional Mostra PET/PROPET, nos pilotis do Bloco B, reunindo todos os grupos de Educação Tutorial da Universidade, sob organização da Divisão de Projetos Especiais e do Comitê Local de Acompanhamento do PET. O evento será uma oportunidade para conhecer projetos, resultados e práticas que integram ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo o protagonismo estudantil. Para mais informações sobre os grupos PET e Propet da UFF: https://www.uff.br/prograd/pet-e-propet/.

XXII Mostra de Iniciação à Docência

Na quinta-feira, 23/10, será realizada a XXII Mostra de Iniciação à Docência, com apresentações de trabalhos dos programas de iniciação à docência e licenciaturas, nos turnos da manhã e da tarde, no Campus do Gragoatá. A Mostra, organizada pela Divisão de Apoio à Formação de Professores e pela Coordenação Institucional do PIBID UFF, evidencia o compromisso da UFF com a formação de professores e com o incentivo à inovação nas práticas docentes.

Integram as atividades do evento, ainda, o XIV Fórum das Licenciaturas e o IX Encontro do PIBID UFF. A mesa de abertura da XXII Mostra de Iniciação à Docência, intitulada “Inovação e Educação básica: políticas para a formação de professores”, acontecerá no dia 22/10, às 18:30 horas, online, com transmissão pelo canal da Unitevê no youtube. O evento é atividade obrigatória aos bolsistas do PIBID, do Pé-de-Meia e do Programa Licenciaturas da UFF. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Confira outras informações na página https://dafplicenciaturas.uff.br/ e no perfil da Divisão no instagram @dafplicenciaturasuff.

Encerrando a semana, a Prograd também estará representada no UFF nas Praças, que será realizado no sábado, 25/10, na Praça Juscelino Kubitschek, no Centro de Niterói, das 9h às 15h. O evento leva à população atividades interativas, informações sobre os cursos e programas da universidade e ações que aproximam a UFF da comunidade local.

Com essa programação diversificada, a Prograd reafirma seu compromisso com a formação e o desenvolvimento acadêmico e com a valorização do fortalecimento da integração entre a universidade e a sociedade.

Dados do informe

16/10/2025

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Acessar o conteúdo