Informe

Pesquisadores da UFF publicam artigo sobre sustentabilidade em revista internacional

Os pesquisadores Lana Cristina de Oliveira e Ualison Rébula de Oliveira acabam de publicar um artigo científico na renomada revista Journal of Cleaner Production, reconhecida internacionalmente por seu elevado fator de impacto (9,8) e por sua abordagem transdisciplinar voltada à Produção Mais Limpa, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O estudo, disponível aqui, apresenta contribuições relevantes para o aprimoramento das práticas de sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior (IES).

Lana, que é doutoranda em Sistemas de Gestão Sustentáveis e professora substituta do Departamento de Ciências Contábeis da UFF de Volta Redonda, explica que o objetivo central da pesquisa é identificar os elementos-chave que devem ser incorporados aos instrumentos de avaliação da qualidade das IES, promovendo não apenas ações formais, mas mudanças concretas de comportamento que contribuam para o desenvolvimento sustentável. “É essencial priorizar ações que promovam mudanças concretas no comportamento humano, sendo o ambiente universitário um espaço especialmente propício a tais transformações”, ressalta.

O estudo identificou 18 elementos fundamentais, distribuídos entre os eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional. São eles: Ensino, Pesquisa, Extensão (ou Engajamento Externo), Currículo, Planejamento e Administração, Operações, Cultura Organizacional, Desenvolvimento e Reconhecimento do Corpo Docente e Técnico, Oportunidades para Estudantes, Engajamento Interno, Diversidade e Equidade, Investimentos, Identidade Institucional, Perfil Profissional do Egresso, Políticas Institucionais, Infraestrutura, Auditoria e Alimentação.

Esses elementos se inter-relacionam em uma abordagem sistêmica, capaz de articular dimensões pedagógicas, administrativas, operacionais e culturais. “Assim, a universidade passa a não apenas ensinar sobre sustentabilidade, mas também a praticá-la em sua estrutura e cotidiano”, afirma a pesquisadora.

“Além dos resultados práticos, o estudo propõe uma contribuição metodológica ao sugerir um checklist de avaliação de sustentabilidade que pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica por órgãos de regulação. Essa proposta visa fomentar práticas mais sustentáveis e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destaca.

A publicação na Journal of Cleaner Production não apenas amplia o alcance dos resultados da pesquisa para o público internacional, como também reforça a credibilidade e o impacto acadêmico do trabalho realizado na universidade. “A UFF teve um papel fundamental na realização da pesquisa, sendo um ambiente que estimula a investigação crítica, interdisciplinar e voltada para os desafios contemporâneos, como a sustentabilidade. O suporte institucional, o acesso a bases de dados e a orientação acadêmica de excelência foram fundamentais para o êxito do estudo”, conclui.

Dados do informe

14/05/2025

,
Ir para o conteúdo