Informe

Pesquisadora da UFF publica livro em parceria com a Confederação Brasileira de Vela

A  pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Priscila Morela Edra, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), acaba de lançar o livro Velas ao Vento: compromisso com regatas mais sustentáveis em formato eletrônico. A obra é resultado de um estudo pioneiro do grupo de Experiências em Turismo e Transporte Ativos (Etta) da UFF e aborda as emissões de carbono associadas aos deslocamentos e à logística de realização de eventos de vela. 

O lançamento, que aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, ocorreu em um momento estratégico, já que o Brasil sediará a COP 30, em Belém. O e-book é o primeiro fruto da parceria entre a universidade e a confederação no âmbito do projeto Turismo em Águas, que integra pesquisa e extensão e se propõe a criar um modelo para a mensuração e análise dos impactos da realização de competições e eventos do esporte à vela.

Para a pesquisadora, a publicação representa um avanço na agenda ambiental do esporte da vela e demonstra o potencial transformador do diálogo entre ciência, esporte e sustentabilidade. “A participação da universidade em projetos como este é fundamental para aproximar o conhecimento científico das práticas sociais concretas. O lançamento do e-book Velas ao Vento é um exemplo claro de como a ciência pode se conectar com o esporte, com o território e com os desafios do nosso tempo”, explica Priscila. 

A publicação tomou como base de estudo a experiência do I Troféu de Vela Feminina, realizado em Niterói, em novembro de 2024. Na obra, são apresentadas análises detalhadas das emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas ao uso de embarcações a motor e aos meios de transporte utilizados por atletas e profissionais envolvidos na organização do evento. O estudo alcançou 76% de participação entre o público do campeonato e gerou indicadores que contribuem para o planejamento de eventos mais conscientes e sustentáveis.

De acordo com Priscila, iniciativas como o projeto Turismo em Águas mostram como ensino, pesquisa e extensão podem se articular para construir caminhos mais sustentáveis, responsáveis e inclusivos – dentro e fora da academia.  

“Por meio dessa parceria entre a UFF e a CBVela, conseguimos não apenas medir os impactos ambientais de um evento esportivo, mas, sobretudo, contribuir com propostas para torná-lo mais sustentável. Essa é a missão pública da universidade: produzir conhecimento rigoroso, com base em evidências, mas também gerar transformação, dialogar com a sociedade e atuar de forma propositiva”, afirma Priscila.

Dados do informe

16/06/2025


Informações sobre o setor

Superintendência de Comunicação Social

Ir para o conteúdo