Entre os dias 16 e 19 de junho, a pesquisadora e professora da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF), Vera Sabóia, participa como convidada no International Health Promoting Universities Campuses Conference, na Universidade de Limerick, na Irlanda. Durante o evento, a pesquisadora atuará diretamente na atualização da Carta de Okanagan, documento internacional que estabelece os princípios e diretrizes que orientam o movimento das Universidades Promotoras da Saúde no mundo todo.
A Carta de Okanagan foi elaborada em 2015 durante conferência internacional no Canadá e tem como base princípios de equidade, inclusão, sustentabilidade e justiça social. O documento convoca as instituições a integrarem a saúde em sua cultura organizacional e a assumirem um papel de liderança na promoção da saúde em suas comunidades locais e globais.
A UFF é afiliada à Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras da Saúde desde 2020 e à Rede Brasileira desde 2022. De acordo com a professora, “compor o movimento das Universidades Promotoras da Saúde reitera a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e representa o compromisso da UFF com o fortalecimento de ambientes saudáveis e inclusivos, que valorizam o bem-viver, e geram impactos positivos que vão além dos muros da universidade, repercutindo diretamente na sociedade”, explica Vera.
Além disso, a participação de uma pesquisadora da universidade como convidada na conferência reafirma o compromisso da UFF com o desenvolvimento de práticas inovadoras e inclusivas de promoção da saúde, fortalecendo a colaboração internacional e consolidando o compromisso social da universidade pública.
“Há mais de 40 anos tenho contribuído na formação de profissionais comprometidos com a saúde coletiva e com o bem-viver dos indivíduos, da comunidade acadêmica e do seu entorno. Dessa forma, participar da atualização da Carta de Okanagan é uma honra e uma responsabilidade. Significa contribuir para a atualização de princípios e diretrizes que orientam a Promoção da Saúde nas Instituições de Ensino Superior em mais de 600 universidades em mais de 40 países no mundo todo”, comenta Vera.
Sabóia iniciou sua trajetória na UFF há 42 anos, tendo atuado como enfermeira, professora e pesquisadora. Dedicou-se ao desenvolvimento de projetos relacionados à Educação em Saúde e Promoção da Saúde, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação. Atualmente, é professora titular da disciplina Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa desde 2005. Ainda, é pesquisadora do International Collaboration Health Research (ICPHR), do Programa de Enfermería del Grupo Tordesillas e do Programa Doutoral do Grupo Tordesillas de Enfermería., além de representar a UFF na Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde.