Informe

Nota de Pesar pela egressa, médica e ex-parlamentar Tânia Rodrigues

A Universidade Federal Fluminense (UFF) comunica, com pesar, o falecimento de sua egressa Tânia Rodrigues, ocorrido nesta quarta-feira, 11 de fevereiro.

Nascida em 19 de abril de 1950, em Niterói, Tânia contraiu poliomielite aos três anos de idade, enfrentando desde a infância as limitações decorrentes da doença. Ingressou na UFF aos 17 anos e formou-se em Medicina aos 23, com especialização em Neurologia. Atuou como médica e dedicou-se também ao estudo e ao atendimento de pessoas com hanseníase.

Em 1981, no Ano Internacional da Pessoa com Deficiência instituído pela ONU, coordenou a banca de empregos do município de Niterói, iniciativa que antecedeu a fundação da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (ANDEF), criada no mesmo ano. A instituição passou a atuar na defesa de direitos, na promoção do esporte e na inserção profissional de pessoas com deficiência. Entre 1984 e 1986, foi fundadora e secretária da Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos.

Na vida pública, exerceu os mandatos de vereadora em Niterói e deputada estadual no Rio de Janeiro, além de ter atuado como Secretária Municipal de Acessibilidade. Sua atuação esteve voltada à formulação de políticas e leis relacionadas à acessibilidade e à garantia de direitos.

A UFF se solidariza com os filhos e demais familiares, amigos e com todos aqueles que conviveram com Tânia Rodrigues e foram alcançados por sua atuação pública e institucional.

Dados do informe

11/02/2026


Informações sobre o setor

Superintendência de Comunicação Social

Acessar o conteúdo