Organizado por Rodrigo Bentes, “Modernos em curso v. 2: Objetos e coleções no espaço” (Eduff, 2025) propõe uma reflexão aprofundada sobre os caminhos da pesquisa histórica a partir da materialidade dos documentos e objetos produzidos por mãos humanas. A obra discute as diferenças entre investigações baseadas apenas em registros digitais e aquelas que compreendem textos, imagens e instrumentos de outros tempos e espaços como artefatos, ressaltando o valor heurístico e filosófico dessa segunda abordagem.
Dando continuidade ao debate iniciado no primeiro volume, o livro amplia o diálogo entre história, crítica literária e cultura material, abordando temas como conservação e restauração, coleções públicas e privadas, arquivos, bibliotecas e museus, além das relações entre história e ciência. A publicação destaca a importância de uma sólida cultura de arquivo para o historiador, fundamental para enfrentar anacronismos e interpretar o passado a partir das questões do presente.
O novo volume reúne textos de pesquisadores que desenvolveram atividades com estudantes de graduação e pós-graduação, entre eles Márcia Almada, Ana Paula Torres Megiani, Heloisa Meireles Gesteira, Jaime Fernando Villas da Rocha, Thais Helena de Almeida e Silvia Patuzzi. Sem oferecer modelos fechados, a obra se apresenta como um convite à reflexão metodológica e à formação crítica, explorando objetos e coleções sobretudo da Época Moderna, com desdobramentos na Modernidade.
Para adquirir esse outros títulos da Eduff, acesse o site www.eduff.com.br.
