Informe

Informe Técnico sobre Influenza Aviária: Orientações para a Comunidade da UFF

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Comissão Permanente de Vigilância à Saúde, disponibiliza um informe técnico a respeito da  Influenza Aviária (Gripe Aviária) com o objetivo de orientar sua comunidade sobre a doença. Confira a seguir:

Definição
A Influenza Aviária (IA) é uma doença infecciosa que pode infectar aves e mamíferos, incluindo humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), desde o ano de 2022 observa-se surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves domésticas, aves e mamíferos silvestres em diversos países da região das Américas como Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Uruguai, Venezuela e, mais recentemente, no Brasil. O vírus influenza subtipo A (H5N1) é predominante nesses surtos e é a primeira vez que se nota uma persistência na ocorrência dos casos nas aves, e de forma prolongada. 

Importância para Saúde Pública
Sempre que os vírus da influenza aviária circulam entre aves, existe o risco raro de ocorrência de casos humanos pela exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados.

Transmissão
As aves, quando infectadas, podem disseminar vírus através da saliva, secreções de mucosas e fezes. A infecção se dá tanto pelo contato direto (respirar o vírus contido em gotículas ou partículas transportadas pelo ar) ou pelo contato com superfícies contaminadas por ave infectada e depois tocando seus próprios olhos, boca ou nariz. As pessoas raramente contraem a influenza aviária, mas quando isso ocorre, geralmente é devido ao contato direto desprotegido (sem uso de equipamentos de proteção individual como luvas, roupas de proteção, máscaras, respiradores ou proteção dos olhos) com aves infectadas.

A exposição direta a aves silvestres infectadas é o principal fator de transmissão da IA. Estas aves atuam como hospedeiro natural e reservatório do vírus desempenhando um papel importante na evolução, manutenção e disseminação dos mesmos.

Transmissão de ave para pessoa – A transmissão do vírus da IA para humanos é rara. Quando ocorre, se dá por exposição a aves infectadas ou inalação de partículas contaminadas com as suas excreções.

Transmissão de pessoa para pessoa – A propagação do vírus H5N1 entre humanos, pelo contato próximo prolongado e desprotegido, tem sido relatada muito raramente, sendo limitada, ineficiente e não sustentada.

Prevenção e controle
Considerando que a forma de transmissão primária da IA para humanos se dá pelo contato direto ou indireto com aves infectadas (doentes ou mortas) ou suas excretas e secreções, as principais medidas de prevenção ao contágio dizem respeito à restrição desse contato. 

Dada a extensão e frequência observadas de casos de influenza aviária em aves silvestres, o público em geral deve evitar estritamente o contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres, e deve relatar a existência de aves mortas entrando em contato com as autoridades locais de meio ambiente, saúde ou agricultura. 

O Ministério da Agricultura disponibilizou vídeos curtos com esclarecimentos e cuidados específicos para as populações descritas abaixo. Acesse e previna-se!

  1. Avicultor de pequena escala: https://youtu.be/_sWmTZGeXPQ
  2. Médico veterinário privado: https://youtu.be/kHxOngyJlgg 
  3. Polícia ambiental: https://youtu.be/-1ETKUOKEPw 
  4. Manejador de aves: https://youtu.be/PTT1ogfy6Ig
  5. Indígenas: https://youtu.be/2caj_zObHlo 

 

Informações úteis para a população geral

  • A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos;
  • Pouca chance de evolução para pandemia;
  • Cuidado maior para profissionais que lidam diretamente com aves (veterinários, avicultores, polícia ambiental, indígenas, trabalhadores de granjas e abatedouros de aves, vendedores de aves vivas).

 

Referências bibliográficas

  1. Ministério da Agricultura e Pecuária confirma primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-agricultura-e-pecuaria%20-confirma-primeiro-foco-de-gripe-aviaria-em-granja-comercial-no-brasil. Acesso em 22/5/2025
  2. Influenza aviária ( gripe aviária). Ministério da Saúde, Brasil 2025. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/influenza-aviaria#:~:text=Sintomas%20gastrointestinais%20como%20n%C3%A1usea%2C%20v%C3%B4mito,ou%20coriza%2C%20s%C3%A3o%20menos%20comuns. Acesso em 22/5/2025.
  3. Influenza aviária (IA)- Ministério da Agricultura e Pecuária. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/programas-de-saude-animal/pnsa/influenza-aviaria. Acesso em 22/5/2025.
  4. Gripe aviária no Brasil. LABVISA UFF. Disponível em : https://www.instragram.com/reel/DJwMqvnxqPB/?igsh=M3hybjFndGJ0dTVy Acesso em 22 de maio de 2025
Ir para o conteúdo