O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram, no dia 11 de abril, os resultados de 3 (três) indicadores de qualidade do ensino superior referentes a 2023: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Além desses indicadores, também foram divulgados os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. No ciclo de 2023, foram avaliados os cursos da UFF de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina (Niterói e Nova Friburgo), Enfermagem (Niterói e Rio das Ostras), Engenharia Civil (Niterói), Engenharia de Produção (Niterói, Petrópolis, Rio das Ostras, Volta Redonda e curso a distância), Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica (Niterói e Volta Redonda), Engenharia Química, Farmácia, Fonoaudiologia (Nova Friburgo), Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia (Niterói e Nova Friburgo) – totalizando 22 cursos.
Indicadores de qualidade
O IDD mede o valor agregado pelo curso de graduação ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado, utilizando, também, informações sobre o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O CPC reflete a qualidade de cursos de Graduação oferecidos em todo o Brasil, a partir de resultados do Enade, dados do Censo da Educação Superior e respostas ao Questionário do Estudante, em que os estudantes avaliam as condições de oferta dos cursos e sua formação. Já o IGC considera o CPC dos cursos avaliados nos três anos anteriores e as notas da avaliação da Pós-Graduação. Os indicadores são expressos em escala contínua e em cinco níveis, em faixas de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima.
Em relação ao IDD 2023, a UFF obteve 2 cursos com nota máxima (5) – Medicina e Engenharia de Produção de Niterói – , 6 cursos na faixa 4, 10 na faixa 3 e outros 4 na faixa 2.
No que se refere ao CPC, a UFF obteve conceito máximo (5) em 2 cursos – Medicina Veterinária e Engenharia de Produção de Niterói -, conceito 4 em 17 cursos (77% dos cursos avaliados) e conceito 3 em três cursos. Observando-se os resultados desse mesmo grupo de cursos em 2019, último ano em que tiveram seu CPC aferido, 3 cursos tiveram CPC 3 e, 24 cursos tiveram CPC 4 (88%). Verifica-se, portanto, uma melhora da nota dos cursos da UFF em relação a 2019, com 2 cursos na faixa 5. Em comparação com outras instituições, no Brasil, dos 1.492 cursos de instituições públicas federais com o CPC 2023 divulgado, 868 tiveram o desempenho na faixa 4 (58%) e 217 na faixa 5 (14,5%).
Por fim, quanto ao Índice Geral de Cursos (IGC), a UFF obteve nota 4, mantendo-se na faixa obtida nas últimas avaliações. Entretanto, na nota contínua, utilizada para obtenção do conceito em número inteiro, vem obtendo expressiva melhora ao longo dos anos: nota 3,61 em 2019, nota 3,69 em 2021, 3,84 em 2022 e 3,87 em 2023 (não houve aferição de indicadores referentes a 2020, em função da pandemia de covid-19).O conceito 5, atualmente, é obtido quando a nota contínua alcança 3,945.
Enade 2023
Na edição de 2023, a UFF foi representada por 22 cursos de graduação, dos quais 100 % obtiveram Conceitos Enade considerados “muito bom” ou “ótimo” (sendo 68% com conceito 4 e 32% com 5, conceito máximo). No cenário nacional, apenas 6% dos cursos alcançaram o conceito máximo. No ciclo avaliativo anterior, em 2019, 86% dos cursos da UFF participantes receberam conceitos 4 e 5, equivalentes a “muito bom” e “ótimo”.
Receberam conceito máximo os cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Civil, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção (Niterói), Biomedicina (Niterói) e Fonoaudiologia (Nova Friburgo). Dentre os cursos avaliados com conceito máximo, pode-se ainda identificar diversos cursos com excelentes colocações dentro de suas respectivas áreas, tomando como base o conceito contínuo: Medicina Veterinária, 4º curso mais bem avaliado em um total de 361 cursos; Engenharia de Produção (Niterói), 4º entre 637 cursos; Engenharia Civil, 32º entre 917 cursos; Nutrição, 21º entre 621 cursos; Arquitetura e Urbanismo, 36º entre 556 cursos; Biomedicina (Niterói), 21º entre 503 cursos; Fonoaudiologia (Nova Friburgo), 10º entre 74 cursos.
Além dos resultados, as Coordenações dos Cursos participantes do Enade 2023 receberam notas técnicas em que o INEP apresenta a metodologia de cálculo do Conceito Enade e da nota final do Exame.
Os resultados são produto de um consistente planejamento estratégico da administração central da Universidade e reafirmam a excelência acadêmica decorrente do trabalho cotidiano de discentes, docentes e técnicos/as. A mobilização em relação ao Enade e aos processos avaliativos de cursos, de modo geral, recebe atenção destacada da Prograd. O trabalho faz parte de um incessante esforço para dar visibilidade e consolidar a presença da UFF no cenário nacional e internacional, e, assim, projetar a sua comunidade – estudantes, docentes, técnicos e colaboradores -, os seus diferentes cursos e projetos desenvolvidos.
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense agradece o engajamento da comunidade e de todos os cursos que contribuíram para os resultados e se mantém à disposição para trabalhar em conjunto na melhoria contínua dos cursos de graduação.
Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação da UFF, acesse https://www.uff.br/prograd/ – seção “Avaliação de Cursos”, no menu à direita. Em caso de dúvidas, consulte a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .
Acesse a divulgação de resultados na página do INEP https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enade/disponiveis-indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior.