A Universidade Federal Fluminense lançou um edital inédito de apoio estudantil voltado ao Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF). Destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o programa reforça a política institucional de inclusão e oferece suporte direto à formação de crianças e adolescentes, contribuindo para a permanência e o desenvolvimento integral na educação básica.
“É preciso olhar para as desigualdades desde cedo, com escuta sensível e ações concretas que acolham as realidades dos nossos estudantes e suas famílias. Com foco na promoção da equidade e da permanência, este Programa estabelece critérios objetivos para selecionar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, consolidando uma política pública com base social e educacional desde os primeiros ciclos da formação escolar”, destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio da Nóbrega.
O Programa Apoio Estudantil Júnior oferece bolsas mensais no valor de R$200, a serem pagas entre junho e dezembro de 2025, destinadas a estudantes regularmente matriculados. As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio e devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível neste link. O processo de seleção será conduzido com base em critérios como renda familiar per capita, participação em programas sociais, distância entre residência e escola, pertencimento étnico-racial e condição de deficiência.
‘’Essa é uma conquista importantíssima para a permanência dos nossos estudantes, além de representar o atendimento a uma antiga reivindicação da comunidade escolar do Colégio Universitário Geraldo Reis. Até então, somente estudantes de graduação tinham acesso a bolsas dessa natureza”, comemora o diretor do COLUNI, Charleston Assis.
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail: apoioescolar@coluni.uff.br.
O edital completo está disponível no site oficial do Coluni: www.coluni.uff.br.