Durante o mês de julho, a gestão da Universidade Federal Fluminense realizou encontros com as lideranças da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN/UFF), com o objetivo de apresentar uma série de iniciativas que estão sendo construídas para fortalecer ainda mais a OSN/UFF.
Uma das ações pautadas é o novo espaço que a Orquestra terá no Cine Icaraí após a conclusão das obras de restauração, uma cooperação realizada entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, e que, em breve, acolherá não somente a orquestra, mas também será um local multiuso com outros aparelhos culturais para toda a população.
Além disso, a gestão da UFF pôde dialogar com a OSN/UFF sobre novas demandas e apresentar os avanços para os artistas. Entre os assuntos estão o reconhecimento do Comitê Artístico como unidade organizacional, a previsão orçamentária para a contratação de um regente, o fortalecimento do caráter acadêmico e profissional da orquestra, com destaque para parcerias como o Programa Aprendiz Musical, da Prefeitura de Niterói, além de investimentos na renovação dos instrumentos e na ampliação da atuação nos campi fora de sede.
“A orquestra é um patrimônio artístico da UFF e do Brasil e mostra o papel da nossa universidade na valorização da cultura e, dessa forma, estamos comprometidos em garantir todas as condições para que nossos artistas possam exercer seus talentos nas melhores condições. Agradecemos à Prefeitura de Niterói, na liderança do prefeito Rodrigo Neves, pela parceria permanente em prol da arte e da educação”, disse o reitor, professor Antonio Claudio Lucas da Nobrega.
Além das lideranças da Orquestra Sinfônica Nacional, participaram das reuniões o Superintendente do Centro de Artes da UFF, Leonardo Guelman, o secretário das Culturas, Leonardo Giordano e o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz, em um dos encontros com a gestão da universidade. Essa é mais uma parceria entre as entidades, que fortalece a cultura no ambiente acadêmico e no município.

