O MIR e a UFF lançam a chamada pública “Mentoria para Escritoras Negras”, que busca fomentar e apoiar a promoção da igualdade racial no campo literário, o incentivo à produção e difusão da literatura negra, o fomento à política pública de igualdade racial, a ampliação da visibilidade e o acesso de escritoras negras nos espaços acadêmicos e culturais, enfrentando e combatendo a invisibilidade histórica das escritoras negras no Brasil.
O objetivo geral da mentoria é desenvolver habilidades e competências para que mulheres negras passem a dominar e/ou aprimorar rituais de escrita literária, em suas dimensões artísticas, estético-políticas, técnicas e mercadológicas, que impactem positivamente o potencial de recepção e de circulação das suas obras literárias.
Segundo a professora Iris Amâncio, que ministra disciplinas de Literaturas Africanas e Portuguesa no Instituto de Letras da UFF e coordena o Laboratório de Literaturas e Culturas Africanas e da Diáspora Negra (Licafro), é fundamental que a UFF protagonize ações que colaborem com a luta antirracista no Brasil. “Para além das cotas raciais, tão debatidas, é necessário que sejam implementadas, de forma contínua e estratégica, iniciativas internas que assegurem o bem-estar cotidiano e os direitos de estudantes e docentes negros e negras, garantindo ambientes acadêmicos livres de assédio moral e de práticas racistas. Esse compromisso reposiciona a UFF no cenário nacional da Educação Antirracista e serve de referência positiva para outras universidades do país”, ressalta.
A professora Iris oferecerá a mentoria a escritoras negras brasileiras em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e desenvolverá leituras, reflexões e formação ao longo de quatro meses numa sequência de encontros on-line. Ela reforça a importância da participação das alunas da UFF. “Será muito importante que as nossas estudantes negras escritoras participem dessa iniciativa. Trata-se de uma mentoria de escrita criativa voltada para mulheres negras atuantes — ou que desejam atuar — no campo das artes literárias. É uma ação necessária e potente, que valoriza a criação e amplia a presença das escritoras negras no cenário literário brasileiro”.
Serão selecionadas até 20 (vinte) escritoras negras que receberão a mentoria no período de outubro de 2025 a janeiro de 2026. O envio de candidaturas deverá ocorrer no período compreendido entre 13h do dia 10 de setembro de 2025 e 23h59 do dia 30 de setembro de 2025, por meio Formulário de Inscrição On-line.
