Informe

Docentes da UFF lançam livro que analisa o desmonte e a reconstrução do Estado brasileiro no pós-pandemia

Capa do livro.

Os professores Andrés del Río e Andrea O. Ribeiro, do Departamento de Ciência Política e Administração da UFF, respectivamente, são os organizadores do livro “Desmonte e reconstrução das capacidades estatais: Dilemas da trajetória brasileira pós-pandemia”. A obra foi lançada em agosto pela editora CRV e conta com capítulos dos docentes Carlos Artur Gallo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mariele Troiano, da UFF, e Roberta Rodrigues Marques da Silva, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O livro, que recebeu financiamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPEd), apresenta uma nova análise sobre a trajetória recente do Brasil. Além disso, o título examina como o arranjo político que chegou ao poder com a eleição de Jair Bolsonaro resultou em um desmonte de capacidades estatais, em um momento de elevadíssimas exigências sociais e de forte necessidade de coordenação pública.

Os trabalhos reunidos abordam a crise sob uma perspectiva institucional, social e teórica, incluindo a análise de políticas para as mulheres em tempos de crise e a capacidade de financiamento estatal. A obra realiza ainda uma análise detalhada sobre o comportamento e as ações de atores-chave da estrutura institucional, como as Forças Armadas e o Supremo Tribunal Federal, e oferece uma visão crítica do dilema enfrentado pelo país, em que a necessidade de um Estado forte se chocou com a sua progressiva desarticulação. O livro tem como objetivo oferecer ferramentas para entender o processo político atual.

De acordo com Vera Cepêda, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), “O livro é uma belíssima reflexão sobre o quanto a capacidade pública representa para uma sociedade organizada”. As sessões de lançamentos serão realizadas em espaços universitários, eventos acadêmicos e livrarias. O livro está disponível nas livrarias e pode ser lido gratuitamente através do portal da editora.

Dados do informe

16/09/2025


Acessar o conteúdo