
A Eduff acaba de publicar “Mar de dívidas: capitalismo mercantil e tráfico escravista angolano, 1730-1830″, a primeira edição brasileira do clássico “Way of death: merchant capitalism and the angolan slave trade, 1730-1830”, do historiador Joseph Miller. Publicado originalmente em 1988 pela Editora da Universidade de Wisconsin, a obra analisa os significados do processo de escravização em diferentes etapas, dos sertões angolanos às fazendas e minas das Américas.
Considerada uma obra de referência, a publicação é fundamental para compreender a história da África e suas conexões com o Brasil e a Europa no contexto do tráfico transatlântico de pessoas escravizadas. Nela, o autor demonstra como o comércio de pessoas articulou sociedades africanas, americanas e europeias, desempenhando papel central na expansão do capitalismo mercantil e produzindo profundas transformações sociais, econômicas e políticas nos territórios envolvidos.
Uma dos principais contribuições do livro está na interpretação da economia e da demografia da região Congo-Angolana. Em um cenário marcado por baixa produtividade agrícola e instabilidade ambiental, com secas e grandes cheias sazonais, o controle sobre pessoas tornou-se a principal forma de riqueza. Essas condições favoreceram a disseminação de diferentes formas de sujeição pessoal e a integração da região como fornecedora de mão de obra para o mercado atlântico.
Miller também evidencia como fatores ecológicos intensificaram conflitos militares, gerando prisioneiros de guerra e deslocados que acabavam submetidos à escravidão. Ao longo do processo, a consolidação do domínio português no litoral levou à formação de microestados chefiados por “príncipes mercadores”, vassalos da Coroa e profundamente envolvidos no tráfico atlântico.
Esse e outros lançamentos da Eduff estão disponíveis para venda no site www.eduff.com.br.
