Informe

Campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes” mobiliza a comunidade acadêmica no Campus do Gragoatá

A UFF, por meio do Projeto Trote Cultural, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em parceria com o Hemorio e a Superintendência de Documentação, promoveu no dia 17 de setembro de 2025 a campanha “Sangue salva vidas, livros salvam mentes”, realizada na Biblioteca Central do Gragoatá, em Niterói. A iniciativa uniu solidariedade, saúde e incentivo à educação, em um dia marcado pela forte participação da comunidade acadêmica.

Resultados da edição 2025.2

O balanço da ação mostrou números expressivos:

  • 149 candidatos cadastrados para doação de sangue;
  • 140 doadores efetivos
  • 103 bolsas de sangue coletadas, segundo o Hemorio;
  • Aproximadamente 280 livros doados.

Além de salvar vidas, a campanha proporcionou benefícios aos estudantes doadores, que puderam remover suspensões pendentes nas bibliotecas da universidade, retomando o acesso integral a serviços e recursos acadêmicos.

Crescimento da adesão

O relatório do Hemorio destacou que a adesão da comunidade universitária vem crescendo ao longo dos anos. Confira os números das edições anteriores realizadas no Gragoatá:

  • 2014: 56 comparecimentos e 32 bolsas coletadas;
  • 2016: 120 comparecimentos e 77 bolsas coletadas;
  • 2025.1 (abril): 140 comparecimentos e 119 bolsas coletadas;
  • 2025.2 (setembro): 149 cadastros, 140 doadores efetivos e 103 bolsas coletadas.

A comparação comprova o aumento contínuo da participação, consolidando a campanha como uma ação de impacto social relevante dentro e fora da universidade.

Solidariedade e cidadania

Segundo os organizadores, a proposta vai além da coleta de sangue. “Participar desta ação é contribuir duplamente para a sociedade: ajudando a salvar vidas e fortalecendo a educação, que tem nos livros um dos pilares da cidadania”.

📌 Confira mais detalhes no Informe UFF: Sangue salva vidas, livros salvam mentes

Dados do informe

17/09/2025

,

Informações sobre o setor

Pró-Reitoria de Graduação

Acessar o conteúdo