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Avaliações externas de cursos de graduação: resultados recentes

No início deste mês, os Cursos de Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Letras-Latim (Licenciatura), oferecidos pela UFF em Niterói, passaram por processos de avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obtiveram conceitos muito satisfatórios como resultado. Estas avaliações vêm somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.

A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.

O curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), sediado no Instituto de Biologia – Niterói, foi avaliado no período de 11 a 13 de novembro e obteve o conceito 5 na Renovação de Reconhecimento de Curso. Na dimensão “Infraestrutura” a comissão avaliadora destacou, no relatório de avaliação, que “Como pontos fortes pode-se destacar a bibliografia básica e complementar, a estrutura dos laboratórios tanto básicos quanto específicos, os gabinetes dos professores que são em conjunto com o laboratório havendo um bom espaço para cada professor e o espaço de trabalho para a coordenadora do curso que é conjunto para os cursos do bacharelado e da licenciatura, mas oferece espaço, e autonomia para os distintos trabalhos”.

Já o curso de Letras-Latim (Licenciatura), sediado no Instituto de Letras, foi avaliado no período de 6 a 8 de novembro, e também obteve o conceito 5 na Renovação de Reconhecimento de Curso. O relatório da comissão avaliadora apontou que “O curso de Letras Latim do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense se apresenta bem estruturado em todas as dimensões analisadas por essa equipe avaliadora. A coordenação de curso, bem como todos os docentes, a técnica responsável pela biblioteca e os discentes se mostraram solícitos durante a visita virtual, auxiliando sobremaneira a nossa ação. Os alunos, professores e funcionários da Instituição têm à disposição estrutura física que lhes permite desempenhar a função que a eles é destinada.

A formação dos docentes condiz com a realidade de uma Instituição que é e deve permanecer pública, gratuita e de qualidade, fazendo jus a um projeto bem estruturado em seu PDI. As comissões analisadas agem em consonância com as Pró-Reitorias, Diretoria da Unidade e do Colegiado de Curso.

As relações entre pares, funcionários e alunos demonstram harmonia no trato. Destaque para a organização do material apensado no drive e.mec que fizeram com que o trabalho da comissão avaliadora se fizesse muito mais produtivo.

Por sua vez, na organização didático-pedagógica, são perceptíveis a relação e conexão harmoniosas existentes entre os objetivos (geral e específicos), com o perfil do egresso e com estrutura curricular. Destaque para a formação do corpo docente bastante comprometimento e para o empenho da coordenação. Também são louváveis os projetos de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidos no curso de Licenciatura em Letras-Latim, cujos benefícios se refletem no corpo discente.”

A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidades de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.

A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.

Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acesse https://www.uff.br/prograd/avaliacao-dos-cursos-de-graduacao/?q=avaliacao-de-cursos-de-graduacao . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .

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