De 07 a 09 de abril, o Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual (Licenciatura), oferecido pela UFF em Niterói, passou por processo de avaliação externa, no formato Avaliação in loco virtual, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e obteve conceito muito satisfatório como resultado. Esta avaliação vem somar-se a outras de ótimo resultado, em que merece destaque o importante envolvimento das Coordenadoras e dos Coordenadores de Curso, Direções de Unidade, bem como da comunidade local.
A avaliação externa de cursos de graduação é procedimento regular, previsto no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em que os cursos são submetidos a uma criteriosa análise de suas condições de oferta, considerando dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; infraestrutura. O processo avaliativo é conduzido por uma comissão externa designada pelo INEP e os resultados das avaliações são expressos em conceitos dentro de uma escala de números inteiros que varia de 1 a 5.
O curso de Cinema e Audiovisual (Licenciatura), sediado no Instituto de Artes e Comunicação–Niterói, obteve o conceito 5 na Renovação de Reconhecimento de Curso. Na dimensão “Corpo Docente e Tutoral”, a comissão avaliadora destacou, no relatório de avaliação, que “após visita virtual e análise documental, constatou que o curso de Cinema e Audiovisual – Licenciatura da UFF apresenta um cenário robusto e positivo quanto à atuação do NDE, coordenação, corpo docente, colegiado e produção acadêmica. Os conceitos máximos obtidos reforçam o compromisso da instituição com a excelência na formação. O NDE está formalizado pela Resolução no 526/2011 e é composto por oito doutores, com participação contínua de membros desde o último ato regulatório. A presença da coordenadora no NDE fortalece a articulação pedagógica e de gestão. O núcleo atua na atualização do PPC, análise de avaliações e alinhamento do perfil do egresso às DCNs e ao mercado. A coordenação atual, liderada por Eliany Salvaterra Machado e Maurício de Bragança, apresenta plano de gestão consolidado, com foco em avaliação contínua, integração departamental, expansão da extensão e da oferta noturna, qualificação da bibliografia e articulações institucionais. A integração entre coordenação e NDE tem fortalecido o corpo docente e a comunidade acadêmica, como relatado nas reuniões. O Seminário Interno contribui para o planejamento e autoavaliação do curso. A coordenadora atua em tempo integral, com formação sólida e experiência em ensino superior, coordenação e PIBID. O corpo docente é majoritariamente composto por doutores, muitos com pós-doutorado, e ampla experiência acadêmica e profissional. Participam ativamente de ensino, pesquisa e extensão, promovendo oportunidades de bolsas e desenvolvimento crítico dos discentes. Com média de 15 anos de atuação, os docentes demonstram alto comprometimento e dedicação exclusiva, com práticas pedagógicas inclusivas e experiência na Educação Básica. A produção científica, artística e cultural é expressiva, com destaque para a abordagem interdisciplinar e temas como Direitos Humanos e Educação Inclusiva. O Colegiado é atuante, com processos bem estruturados, reuniões periódicas e monitoramento das deliberações. O curso demonstra excelência em todos os aspectos avaliados.”
A Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Divisão de Avaliação, realiza, junto às Coordenações de Curso, um consistente trabalho preparatório para as avaliações, e, sempre que necessário, realiza reuniões após as avaliações, com a finalidade de promover devolutiva sobre o processo de avaliação, discutir os resultados e orientar os cursos quanto a possibilidades de recurso junto à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA), instância recursal para os processos de avaliação.
A avaliação virtual foi uma inovação do INEP no âmbito da pandemia de covid-19 e que foi assimilada pelas normativas de avaliação em caráter permanente, e se aplica a todos os cursos, exceto Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem. Nessa modalidade de avaliação, os avaliadores não comparecem presencialmente às instituições, evitando deslocamentos em território nacional. A visita é feita através de aplicações de tecnologia de informação e comunicação, com sistema de georreferenciamento para garantia da localização, entre outras ferramentas, para possibilitar a transmissão remota de visitas às instalações, realização de reuniões remotas com dirigentes, comissões, docentes, estudantes e técnicos-administrativos.
Para outras informações sobre processos regulatórios e avaliação de cursos de graduação, acessehttps://www.uff.br/ . Em caso de dúvidas, faça contato com a Divisão de Avaliação – dav.prograd@id.uff.br .