Novembro de 2025 marca uma década desde que o livro “Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988” (Eduff) recebeu o Prêmio Jabuti, na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer. Para celebrar a data, o Eduff Entrevista recebeu o autor, Pedro Campos, para uma conversa que revisita a trajetória do livro, sua repercussão e a atualidade dos debates propostos na obra.
Na entrevista, Pedro Campos analisa como as empreiteiras se articularam com a ditadura, ressaltando o papel da imprensa e da sociedade civil na legitimação dessas relações. Ele também comenta a Operação Lava Jato e a repercussão que o livro alcançou desde seu lançamento.
Publicado em 2014, “Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988” (Eduff) apresenta uma análise crítica sobre as estratégias, práticas e interesses que moldaram a modernização capitalista no setor e contribuíram para a internacionalização das chamadas “gigantes que nunca dormiram”. O prefácio, assinado pela historiadora Virgínia Fontes, destaca a contribuição do livro para a compreensão das relações entre Estado, poder e classes sociais no Brasil.
Clique aqui e assista à entrevista com Pedro Campos.
Para adquirir esse e outros títulos da Eduff, acesse o site www.eduff.com.br.

