No dia 30 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 276, de 27 de março de 2026, que disciplina a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2026, e do Edital nº 30, de 30 de março de 2026, focado especificamente na Avaliação da Prática (AP) das Licenciaturas.
Posteriormente, o Inep publicou também o Edital nº 49, de 24 de abril de 2026, que estabelece as diretrizes, procedimentos, cronogramas e responsabilidades relativos à Avaliação Teórica (AT) do Enade 2026 para licenciaturas, bacharelados, cursos superiores de tecnologia e Medicina.
O Enade 2026 será aplicado aos cursos vinculados às Áreas de Avaliação referentes ao ano II do ciclo avaliativo, com a devida correspondência de rótulo Cine Brasil. Apenas os Cursos enquadrados nas áreas indicadas como habilitadas na Portaria nº 276 estão sujeitos à realização do ENADE 2026.
No âmbito da UFF, estão habilitados ao ENADE deste ano os seguintes Cursos:
Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) – Niterói; Ciência da Computação (Bacharelado) – Niterói e Rio das Ostras; Engenharia Química (Bacharelado) – Niterói; Engenharia Civil (Bacharelado) – Niterói; Engenharia Elétrica (Bacharelado) – Niterói; Engenharia Mecânica (Bacharelado) – Niterói e Volta Redonda; Engenharia de Produção (Bacharelado) – Volta Redonda, Rio das Ostras, Petrópolis, EAD e Niterói; Engenharia de Agronegócios (Bacharelado) – Volta Redonda; Sistemas de Computação (Tecnológico) – EAD; Química (Bacharelado) – Niterói e Volta Redonda; Sistemas de Informação (Bacharelado) – Niterói; Ciências Biológicas (Bacharelado) – Niterói; Ciências Sociais (Licenciatura) – Niterói e Campos dos Goytacazes; Física (Licenciatura) – Niterói e Santo Antônio de Pádua; Geografia (Licenciatura) – Niterói, Campos dos Goytacazes e Angra dos Reis; Pedagogia (Licenciatura) – Niterói, Angra dos Reis e Santo Antônio de Pádua; Química (Licenciatura) – Niterói e Volta Redonda; Matemática (Licenciatura) – Niterói, Santo Antônio de Pádua e EAD; História (Licenciatura) – Niterói e Campos dos Goytacazes; Letras-Inglês (Licenciatura) – Niterói; Letras-Português (Licenciatura) – Niterói; Letras-Espanhol (Licenciatura) – Niterói; Ciências Biológicas (Licenciatura) – Niterói; Educação Física (Licenciatura) – Niterói; Filosofia (Licenciatura) – Niterói; Ciências Naturais (Licenciatura) – Santo Antônio de Pádua; Computação (Licenciatura) – Santo Antônio de Pádua; Letras (Licenciatura) – EAD e Niterói; e Medicina (Bacharelado) – Niterói.
Enade Licenciaturas
O Enade das Licenciaturas 2026 será composto por dois processos avaliativos distintos: a Avaliação Teórica (AT) e a Avaliação da Prática (AP).
Entenda a Avaliação Teórica (AT)
A Avaliação Teórica das Licenciaturas será realizada por meio da Prova Nacional Docente (PND), utilizando o mesmo instrumento avaliativo. Todos os estudantes concluintes habilitados deverão realizar seu cadastro no Sistema PND, confirmar ou alterar a área de avaliação e indicar o município de prova nos prazos estabelecidos pelo Inep.
Para as Licenciaturas, o cronograma da Avaliação Teórica prevê:
• Cadastro do estudante, confirmação ou alteração da área de avaliação e indicação do município de prova: de 22 de junho a 3 de julho de 2026;
• Divulgação dos locais de prova: 31 de agosto de 2026;
• Aplicação da prova: 20 de setembro de 2026;
• Divulgação do resultado individual na PND e do Boletim de Desempenho Individual: 15 de dezembro de 2026.
Entenda a Avaliação da Prática (AP)
A AP é uma novidade que avalia as atividades realizadas durante os estágios curriculares supervisionados em escolas de Educação Básica, com foco no período de regência de classe. O processo é composto por três instrumentos fundamentais:
-
Questionário de AP do(a) Estudante: Obrigatório para a regularidade do aluno.
-
Instrumento de AP do(a) Supervisor(a) de Estágio: Preenchido pelo supervisor na escola de educação básica.
-
Questionário de AP do(a) Orientador(a) de Estágio: Preenchido pelo orientador docente da IES.
A situação de regularidade do estudante na AP será atribuída automaticamente após o preenchimento completo de seu respectivo questionário no Sistema Enade.
A Avaliação da Prática ocorrerá em dois períodos ao longo de 2026, contemplando estudantes que estejam realizando ou iniciando a regência de classe durante os estágios supervisionados. As inscrições, os cadastros de supervisores e orientadores e o preenchimento dos instrumentos avaliativos seguem cronogramas específicos definidos pelo Inep.
Vale lembrar que as Licenciaturas, serão avaliadas em Avaliação da Prática (AP) e em avaliação Teórica (AT). Os demais cursos apenas na avaliação teórica.
Orientações às Coordenações de Curso
-
Reunião de Alinhamento: a Divisão de Avaliação da Prograd realizará, em breve, um encontro com as Coordenações dos Cursos habilitados para detalhar os procedimentos e prazos estabelecidos pelo Inep.
-
Comunicação Oficial: é imprescindível que as coordenações mantenham suas caixas de e-mail oficiais operacionais, pois este é o canal direto de comunicação com o MEC/INEP.
-
Inscrições: a inscrição de todos os estudantes habilitados à AP, bem como o cadastro de supervisores e orientadores no Sistema Enade, é de inteira responsabilidade da IES, por meio das Coordenações de Curso.
-
Regularidade: a participação no Enade constitui componente curricular obrigatório. A situação irregular do estudante impossibilita a colação de grau e a expedição do diploma até sua regularização perante o exame.
O ENADE 2026 é regulamentado por Portarias e Editais do INEP, sem prejuízo de outras normas disponibilizadas em https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/legislacao/enade , na medida em que forem publicadas.
Conforme a Portaria MEC nº 276/2026, os estudantes das Licenciaturas habilitados e inscritos na Avaliação Teórica serão avaliados por meio da Prova Nacional Docente (PND), enquanto os estudantes de Medicina participarão do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A Portaria estabelece ainda que os resultados da Avaliação da Prática das Licenciaturas terão caráter exclusivamente diagnóstico e não comporão os insumos para cálculo do Conceito Enade dos cursos avaliados.
A PROGRAD oferece todo o apoio necessário aos cursos de Graduação e a sua comunidade (gestores, docentes, discentes e técnicos-administrativos), visando a operacionalização do Enade no âmbito da UFF. As Coordenações dos Cursos da UFF que estão inseridos no ENADE 2026 já receberam informativo da Divisão de Avaliação da Prograd, divulgando as normas e orientações pertinentes.
Para mais informações sobre avaliações e processos regulatórios de cursos de graduação, entre em contato com a Divisão de Avaliação da Prograd:dav.prograd@id.uff.br.
