A Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveu ontem (2), no Dia Nacional do Samba, a roda “Sambistas com Axé”, uma celebração musical marcada pela ancestralidade e pela potência da cultura afro-brasileira. A atividade integra a programação especial dos 65 anos da UFF, que reúne eventos dedicados a celebrar sua trajetória, diversidade, produção científica e compromisso social.
A roda integra um projeto artístico de retratos e filme homônimo e tem como propósito destacar a trajetória, o legado e a resistência dos sambistas que moldaram a identidade cultural do país. Nesta edição especial, participaram André Jamaica, Declar Sodré, Ginho da Viola, Jair Silva, Monica Mac, Paulo Zerbini, Rodrigo Wermelinger, Wagner do Vale e Yuri Portella, reunindo diferentes histórias em um mesmo encontro de axé, celebração e musicalidade.
A tarde também contou com a presença da Escola Mirim da Portela, a Filhos da Águia, que levou aos jardins da Reitoria a força da tradição portelense e o protagonismo das novas gerações do samba, reafirmando o compromisso da iniciativa com o fortalecimento e a continuidade dessa expressão cultural tão representativa.

