Após a entrega de dois prédios para o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), da UFF de Campos dos Goytacazes, a gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou, no dia 24 de julho, um encontro com a nova direção da unidade para discutir outros investimentos em infraestrutura para a comunidade local.
Durante a reunião, foram abordados os avanços na instituição, realizados a partir do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), iniciativa do Governo Federal, implementada em 2024, que destina recursos para órgãos federais, estaduais, municipais, setor privado e movimentos sociais, com foco em áreas estratégicas.
A UFF foi contemplada no Novo Pac Universidades, que disponibilizou investimentos significativos para as universidades federais, com o objetivo na expansão, reestruturação e melhoria da infraestrutura, com a retomada de obras interrompidas ou licitações para projetos de consolidação da expansão. Neste sentido, novas ações foram destinadas para o ESR/UFF, como a construção do galpão cultural, o restaurante universitário, a urbanização dentro do novo campus da universidade, além da construção da quadra poliesportiva, que está em andamento.
Para o reitor, esses novos espaços e ações representam um avanço para a comunidade acadêmica local. “Estamos progredindo com obras estruturantes para oferecer um campus mais completo, conectando esporte, cultura e permanência estudantil. Esses investimentos consolidam uma unidade que é essencial para o desenvolvimento do interior fluminense”, destaca o professor.
“Estes projetos são muito importantes para nossa unidade, com ações que vão além da nossa consolidação, pois também ajudarão com a evasão dos nossos estudantes, muitos deles oriundos de outros estados e da região metropolitana do Rio de Janeiro”, disse o diretor da UFF Campos, Claudio Henrique Reis.
Também estiveram presentes o vice-diretor do ESR/UFF, Rodrigo Rezende, o Superintendente de Operações e Manutenção (Soma), Mário Ronconi, a Pró-reitora de Administração (Proad), Vera Cajazeiras, além da Superintendente de Arquitetura e Patrimônio (Saep), Renata Faisca e a equipe do gabinete do reitor.

