Marco Roxo
Apresentação
Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia – UFF; Professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação – PPGCOM-UFF; Editor Assistente da Revista Contracampo, PPGCOM UFF; Bolsista recém-doutor – UFRJ (2008-2010); editor da revista Eco-Pós do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ. Doutor (2004) e Mestre (2003) em Comunicação pelo PPGCOM-UFF.
Presentation
Cultural Studies and Media Departament Professor at Universidade Federal Fluminense (UFF); Graduate Program in Communication Professor – PPGCOM-UFF; Assistant Editor Contracampo, periodical of PPGCOM UFF; Fellow newly Doctor by PPGCOM-UFRJ (2008-2010), editor Eco-Pós, periodical of PPGCOM UFRJ. Ph.D. (2007) and Master (2003) Communication by PPGCOM-UFF.
Pesquisa
Política e Mercado: a disputa de poder na imprensa na década de 1980.
O objetivo fundamental deste projeto de pesquisa é verificar de que forma foi reconfigurado o ethos dos jornalistas brasileiros e que tipo de comunidade eles passaram a formar como profissionais no transcurso da década de 1980. Farei isto observando, em primeiro plano, o conjunto de reformas econômicas, políticas e tecnológicas que ajudaram as empresas jornalísticas do Rio de Janeiro, principalmente as dos jornais O Globo, Jornal do Brasil e O Dia, a ter um papel extremamente ativo nas mudanças operadas nas práticas jornalísticas neste período. Em segundo plano, Em segundo plano, pretendo mostrar que a ação do Sindicato de Jornalistas do Município do Rio de Janeiro não se limitou a resistência e ao confronto com o patronato, mas também foi importante para redefinir as fronteiras do mercado de trabalho para os jornalistas com a inclusão das assessorias de imprensa no universo das atividades jornalísticas. Apesar das relações de força entre Sindicato e empresas jornalísticas assumirem por momentos diversos a configuração de uma luta de classe, isto não impediu que os jornalistas tivessem sérias divergências ideológicas e funcionais entre si. É em torno desse processo conflituoso intra e entre classes que vou verificar quais as concepções de jornalismo estavam em disputa no universo jornalístico carioca nos anos 1980 analisando, de um lado, a poderosa disputa de influência entre empresas e Sindicato sobre os corações e mentes da maior parte dos jornalistas anônimos e sem destaque no jornalismo e, de outro, as ambíguas reações destes quadros às pressões políticas exercidas pelos agentes institucionais. Assim poderei interpretar e descrever de que forma foram redefinidos os diversos atributos com os quais os jornalistas passaram dar significados às suas práticas políticas e profissionais.
Produção
ROXO, Marco e MOURÃO, Mônica. Comunicação partidária: a estratégia comunista durante a ditadura militar brasileira. Revista FAMECOS (Online), v. 17, p. 33/2-40, 2010.
ROXO, Marco e SACRAMENTO, Igor. Thompson/Williams: para uma história cultura da comunicação. Interin (Curitiba), v. 9, p. nº 3, 2010.
ALBUQUERQUE, Afonso de e ROXO, Marco. Skilled, Loyal, and Disciplined. The International Journal Of Press/Politics, v. 14, p. 376/3-395, 2009.
Ribeiro, A. P. Goulart, ROXO, Marco e SACRAMENTO, Igor. O PCB e a Modernização Midiática: propostas para a análise das relações entre os comunistas e a televisão nos anos 1970. Em Questão, v. 15, p. 65-80, 2009.
ROXO, Marco. Quando até Roberta Close foi jornalista. Lumina (UFJF. Online), v. 2, p. 1/2-16, 2008.
