Disciplinas
Disciplinas do Núcleo Comum:
Metodologia de Pesquisa (COM-101)
O campo teórico da comunicação. Tendências da pesquisa em comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. A escolha do tema e o recorte temático. A construção de hipóteses: a construção do tema como problema. A pesquisa empírica: a construção do objeto de pesquisa. Procedimentos metodológicos. A relação teoria e metodologia.
Teorias da Análise do Discurso (COM-102)
O que é Análise do Discurso? Diferentes escolas de Análise do Discurso. A noção de discurso. A noção de ideologia. O conceito de Formação Discursiva. O interdiscurso. As condições de produção. A materialidade do sentido/do discurso. O materialismo histórico. A interpretação. O que é a notícia? A questão da neutralidade/objetividade do texto jornalístico. O que é fato? Massificação e globalização dos sentidos. O discurso jornalístico e suas formas de discursividade. O discurso publicitário.
Teorias Críticas da Comunicação (COM-103)
Contribuições da teoria marxista para o estudo da comunicação. A ideologia e seus fundamentos sócio-econômicos. Reinterpretação do conceito de ideologia: hegemonia de Gramsci, o dialogismo de Bakhtin, os Aparelhos Ideológicos de Estado de Althusser, o mito segundo Barthes, a teoria dos campos de Bourdieu. Perspectivas críticas sobre os meios de comunicação de massa: a Indústria Cultural, a Sociedade do Espetáculo, os Estudos Culturais.
Comunicação e Estudos Culturais (COM-104)
“Cultural Studies” e a tradição inglesa. Cultura e comunicação. Os estudos culturais e a questão da recepção das mídias. O contexto da ação social: análise das especificidades e particularidades articuladas ao contexto histórico. A cultura como foco central. Estudos culturais na América Latina: a questão do popular. A articulação entre os estudos latinos e o movimento mais geral dos estudos culturais.
Teorias do Contemporâneo (COM-105)
A contemporaneidade e suas particularidades segundo diversas perspectivas teóricas. Teorias da cultura de massa: meios de comunicação e homogeneização da cultura. A pós-modernidade e o declínio das grandes narrativas: a biopolítica e o descentramento do Sujeito cartesiano. Cultura e consumo: o pós-modernismo como a lógica cultural do capitalismo tardio. Da sociedade do espetáculo à hiperrealidade. Das sociedades disciplinares à sociedade global do controle. O computador e contemporaneidade: cibernética e hipertexto.
Teorias da Comunicação e da Informação (COM-106)
Interfaces entre a Comunicação e a Ciência da Informação. O objeto da comunicação. Correntes teóricas, paradigmas e tendências dos estudos de Comunicação e de Informação. A pesquisa em comunicação na América Latina. As teorias crítica, funcionalista e a sociologia dos emissores. A teoria informacional: do modelo informacional jakobsiano à orientação sociológica da communication research. O papel da teoria crítica. O modelo semiótico-informacional.
Comunicação e Cultura Brasileira (COM-107)
Análises das dinâmicas de produção simbólica na cultura brasileira contemporânea. Perspectivas teóricas e narrativas críticas sobre processos, movimentos e campos culturais, seus contextos sócio-históricos e pressupostos comunicacionais, ideológicos e políticos.
Seminário Temático I e II (COM-108 e COM-109)
Discussão de temas comunicacionais, particularizando-se um enfoque especial a critério do professor da disciplina e tendo em conta a pesquisa dos doutorandos.
Disciplinas da linha Estudos de Cinema e Audiovisual:
Discurso, Imagem e Sonoridade (COM-401)
A escrita da Análise do Discurso através do estudo do não-verbal. Os métodos lingüísticos e semióticos de análise da linguagem. O reducionismo da linguagem não-verbal. O que é a linguagem verbal sem uma posição dicotômica com a não-verbal. A imagem enquanto cenário versuas a imagem enquanto linguagem.A discursividade da imagem em sua materialidade. Os operadores discursivos do texto não-verbal. Polifonia (o verbal) versus Policromia (o não-verbal). A articulação dos planos significativos – verbal versus não-verbal – no texto em imagem. Por uma não-decodificação do elemento imagístico em palavras. O uso da imagem na mídia impressa, na publicidade, no cinema e na televisão. A materialidade sonora. Som e rádio. Som e cinema. Som e Silêncio. Som e diegése. O som como constituinte da imagem. Som e discursividade. Polifonia e sonoridade. Sonoridade e oralidade. Sonoridade e Significação. O som incidental. Sonosplatia e discursividade.
Teorias da Espectatorialidade (COM-402)
A “morte” do autor e o “nascimento” do espectador. Teorias da recepção e formas socialmente diferenciadas de espectatorialidade. Passividade, interpelação e atividades espectatoriais. A experiência, o conhecimento e a historicização do espectador. Audiovisual e espetáculo. Negociações culturais: nação, raça, classe, gênero sexual e sexualidades. O Anti-essencialismo e as identidades múltiplas. Análise e estudos de caso.
A Imagem Fotográfica: estudos do meio (COM-403)
Estudos sobre a lógica da arquitetura da comunicação fotográfica, tanto em seus aspectos estruturais constituintes, quanto sob o ponto de vista de sua linguagem e expressão estética; o valor, o sentido e o desenvolvimento histórico da imagem fotográfica na atividade comunicacional humana: o dispositivo fotográfico enquanto fenômeno e prática de utilização da imagem como processo cognitivo e simbólico na sociedade contemporânea; análise semiótica da fotografia: suas especificidades e perspectivas.
A Construção do Olhar no Cinema (COM-404)
A primazia do olhar e da cultura visual desde o final do século XIX. O cinema entre as máquinas de visão. Cinema, psicanálise e a constituição do sujeito-espectador. Implicações tecno-ideológicas do plano-ponto-de-vista. Olhar e controle. O inconsciente ótico, a ilusão, o sonho e a fantasia. O lugar do espectador e a sala de cinema. Cinema e voyeurismo: dos primórdios aos “reality shows”. Análises e estudos de caso.
Cinema e Literatura (COM-405)
Especificidade dos códigos cinematográficos e literários. Palavra e imagem, intertextualidades e dialogismo. Teorias da narração. Problemas práticos e teóricos da adaptação. O conceito de “fidelidade” em questão: compressão, expansão, tradução e transformações. Análise e estudos de caso.
Representação e Exclusão no Audiovisual (COM-406)
Multiculturalismo e mídia. Estereótipos e construções hegemônicas. Estéticas de resistência. Dialogismo e polifonia. Novas vozes da “periferia”. A natureza camaleônica do texto centrado. Análise e estudos de caso.
Economia Política e Produção Audiovisual (COM-407)
Economia do cinema brasileiro. Imagem, reificação cultural e sociedade de massa. Imagem, gosto e democracia. Ideologia estética, hegemonia e cultura de massa. Novas subjetividades e imaginário estético-cultural no Brasil. Políticas públicas de produção audiovisual. Legislação e ações de controle. Agências reguladoras.
Imagem e Corpo (COM-408)
O cinema e a ciência enquanto aliados na construção do corpo moderno. As técnicas específicas de visualização do corpo – com ênfase absoluta nas tecnologias baseadas em instrumental ótico (o microscópio, os raios-X, os métodos gráficos da fisiologia) e a linguagem cinematográfica: processos de sutura, corte, fragmentação, penetração. Regimes escópicos e a noção de espetáculo. As políticas de representação que produziram um entendimento estritamente moderno e, por vezes, contraditório do corpo humano, o corpo idealizado e utópico, o corpo grotesco, o corpo erótico, o corpo colonizado, o corpo carnavalizado, entre outros. Corpo e tecnologia: o “fim” do sujeito, o pós-humano, o cyborg e a bio-mecânica. A ficção-científica. Estudos de caso.
Disciplinas da linha Mídia, Cultura e Produção de Sentido:
Comunicação e Política (COM-201)
Os meios de comunicação como campo e agentes da disputa política. Jornalismo e políitca: autoridades, opositores, jornalistas e a disuputa pela notícia. Propaganda política e construção da imagem pública. A propaganda política na televisão: o modelo brasileiro e o paradigma da americanização das campanhas eleitorais.
Jornalismo, Cultura e Sociedade (COM-202)
Determinantes socio-culturais da produção de notícias. Jornalistas e fontes: relações de poder. As rotinas produtivas: organização espaço-temporal do trabalho jornalístico. A ideologia da objetividade jornalística: origens e desenvolvimento. Jornalismo e construção da realidade: as narrativas noticiosas.
Estudos de Recepção (COM-203)
A problemática da recepção. Propostas teórico-metodológicas. A experiência e a prática da pesquisa: histórias de vida, abordagens etnográficas. As inter-relações entre sujeitos e grupos. Práticas sociais e apropriações. Interpretações cotidianas. Os estudos de recepção no cenário latino-americano: articulações e especificidades.
Comunicação e Identidades Culturais (COM-204)
Dinâmicas identitárias e reconfigurações sociais em sua interface com processos comunicacionais. O reordenamento das categorias fundadoras das identidades culturais na relação com a esfera das redes globais. Perspectivas críticas sobre as noções de autenticidade, identidade e tradição. Articulações entre culturas locais, nacionais e globalização.
Comunicação e Espaço Público (COM-205)
Antecedentes da esfera pública burguesa: a ágora grega. O iluminismo e a esfera pública burguesa: caracterísitcas e limites à participação. A separação entre público e privado. Ameaças a uma vida pública vigorosa: capitalismo industrial e a personalidade como força social. A esfera pública e as tecnologias da comunicação. Televisão: fator de declínio ou ampliação da esfera pública? Internet: esfera pública virtual?
Memória e Narrativa nos Meios de Comunicação (COM-206)
Memória e Narrativa. A narrativa como gênero. Narrativa e configuração temporal e mneumônica. Memória e construção do acontecimento midiático. A memória social e coletiva e a configuração das mídias como articuladores da memória da sociedade. Do acontecimento à notícia: a dialética lembrança e esquecimento.
Comunicação e Cultura Popular (COM-207)
A formulação teórica do conceito de cultura. Cultura: entre o popular, o massivo e o erudito. A cultura no “plural”. A circularidade da cultura. Mídia e cultura popular: articulações e interfaces. Culturas populares, identidade nacional e indústria cultural no Brasil.
Disciplinas da linha Estética e Tecnologias da Comunicação
Economia Política e Tecnologias da Comunicação (COM-301)
Análise das interralações políticas, econômicas e tecnológicas na configuração dos sistemas e meios de comunicação da contemporaneidade. Efeitos e impactos da globalização econômica, da mundialização cultural e da convergência multimídia nas cadeias tecnoreprodutivas das corporações de mídia. Reestruturação estratégica dos mercados de informação e do entretenimento sob a égide da ideologia neoliberal e da competitividade global.
Comunidades Virtuais (COM-302)
Discussão sobre as relações entre tecnologias da comunicação contemporânea, vida social e cultura. Aspectos sócio-culturais da comunicação mediada por computador. A noção de comunidades virtuais. Características da sociabilidade no ambiente virtual. Modelos de comunicação digital.
Textualidades Eletrônicas (COM-303)
Discussão das diferentes perspectivas teóricas sobre o hipertexto eletrônico – na condição de ferramenta ideológica implementada no desenvolvimento das redes de comunicação digital. História e contexto de surgimento da noção do hipertexto. Características da organização da informação de forma hipertextual. Análise comparada com outros meios de comunicação. Reconfiguração dos paradigmas da teoria da comunicação.
Arte Digital (COM-304)
Transformações do estatuto da arte, do imaginário e da experiência estética, a partir de sua relação com as tecnologias digitais. Processos de virtualização, simulação e imersão em realidade virtual. Discussão das noções de autenticidade, autoria, interatividade, assim como a reconfiguração das noções de tempo, espaço, memória e dos limites corporais à luz das artes digitais.
Comunicação Virtual, Sociedade Civil e Política (COM-305)
Análise dos impactos sociais, culturais e políticos da comunicação virtual. A dinâmica das redes digitais e seus usos por organismos e movimentos da sociedade civil. A reelaboração da práxis sociopolítica no ecossistema virtual, a partir do exame das mutações comunicacionaisx observadas em processos interativos, cooperativos e descentralizados.
Tecnologias da Comunicação e Poder (COM-306)
Mutações comunicacionais no cenário de mundialização cultural e de aceleração tecnológica. O paradigma infotelecomunicacional: a convergência entre informática, telecomunicações e mídia. Os processos de concentração e transnacionalização das indústrias de informação e entretenimento. Estratégias dos conglomerados multimídias na economia global. Implicações socioculturais, políticas, econômicas e mercadológicas. Sociedade tecnológica e poder. Relações de poder-saber: capitalismo, disciplina e panoptismo. Controle, mutações do capitalismo e desenvolvimento de novas tecnologias informacionais e comunicacionais. Velocidade, imagem e contemporaneidade: produção de novos modos de subjetivação.
Corpo, Sujeito e Tecnologias da Comunicação (COM-307)
Diferentes perspectivas sobre as tecnologias da comunicação contemporânea em suas relações com os processos de subjetivação e problematização dos limites corporais. As reconfigurações das categorias de sujeito e corpo humano frente às metáforas do andróide e o cyborg. Tecnologias de virtualização e simulação em interface com a produção de próteses e corpos híbridos. História e contexto de constituição da noção de corpo e do imaginário homem-máquina.
