Carla Barros

 

Carla BarrosApresentação

Carla Barros é Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD da UFRJ, tendo defendido a tese “Trocas, hierarquia e mediação: as dimensões culturais do consumo em um grupo de empregadas domésticas”, onde aborda a questão de trocas culturais entre empregadas e patroas a partir da perspectiva da antropologia do consumo. Fez estágio doutoral na University College London (UCL) sob a supervisão do Prof. Daniel Miller, do Departamento de Cultura Material/Antropologia. É Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e formada em Ciências Sociais com concentração em Antropologia Social pelo IFCS/UFRJ.

Tem como principal área de interesse acadêmico o campo de estudos da antropologia do consumo e suas interfaces com a comunicação. Desenvolveu várias pesquisas no universo das classes populares, investigando questões relacionadas a consumo, diferença cultural e relacionamento entre classes.

Palavras-chave: consumo; cultura material; recepção; diferença cultural; classes populares.

Link para lattes: http://lattes.cnpq.br/2826493667924064

Pesquisas

A vivência dos meios de comunicação a partir da ótica do consumo e da cultura: reflexões em torno dos usos, apropriações e “materialidade” da mídia

O projeto se propõe a analisar os contextos culturais em que o consumo de mídia se insere, compreendendo de modo a experiência dos atores sociais com a mídia se encontra imersa dentro de um conjunto de práticas de consumo que envolvem questões como sociabilidade e percepção da alteridade entre grupos sociais diversos. O projeto pretende integrar na análise a perspectiva do consumo como cultura material, pensando de que maneira a “materialidade” de formas específicas de mídia pode ser estudada como modo de socialização dos sujeitos em contextos culturais específicos.

(2012-2014)

Produção

- “Distinção e compartilhamento no jogo da sociabilidade juvenil: um estudo em lan house popular”. Revista Intexto (UFRGS. Online), v. 1, n. 24, p. 209-222, jan/jun 2011.

- “Representations of poverty and digital inclusion: Clashes over alterity in the field of technology and the virtual universe”. Journal of Latin American Communication Research (JLACR), Vol 2, No 1, p. 92-114, 2012.

- “Televisão e processo reflexivo: notas sobre uma etnografia de um grupo de empregadas domésticas”. Anais do XIV Encontro Anual da COMPÓS, UFF, Niterói., 2005.