Felipe da Costa Trotta
Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006) e Mestre em Musicologia (UNIRIO, 2001), atua na área de pesquisa de música popular urbana, com destaque para o samba, o forró e as músicas periféricas de massa. É Vice-Presidente da Seção Latino-Americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL) e pesquisador do CNPq. É autor do livro “O samba e suas fronteiras” (Ed.UFRJ, 2011) e dezenas de artigos em periódicos científicos.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5226357022961460
Pesquisa
Sexualidade e humor nas músicas periféricas de massa
As músicas periféricas de massa são agentes de um complexo processo de elaboração, negociação e compartilhamento de valores éticos por setores expressivos da sociedade. O objetivo deste projeto é investigar de que forma tais repertórios tensionam modelos de comportamento associados à sexualidade – elemento temático central de boa parte desse universo musical. Parte-se da idéia de que o humor desempenha um papel preponderante neste processo, permitindo uma publicização de normas de conduta sexual que, tendendo ao exagero e ao coletivo, possibilita um intenso debate social, negociando códigos compartilhados. A dança, o canto coletivo, o conteúdo das letras e a experiência socializante da festa são ingredientes desta elaboração social que desloca para o ambiente coletivo questões do âmbito privado da prática sexual, colaborando para tomadas de posição e negociações morais. O fato de circularem primordialmente em contextos de baixo poder aquisitivo agrega estratégias de enunciação do “popular”, estabelecendo modelos de identificação compartilhados e moldando estratégias de reconhecimento e pertencimento social. Três gêneros musicais integram o corpus da pesquisa, conformando localidades distintas nas quais desenvolvem-se práticas musicais com características semelhantes no tocante à negociação da sexualidade e do humor: o forró eletrônico do Ceará, o tecnobrega do Pará e o funk do Rio de Janeiro. Espera-se, assim, contribuir para o aprofundamento do debates sobre o papel da música na sociedade e para a importância de práticas musicais periféricas comumente taxadas como de baixo valor estético e cultural.
Site: www.felipetrotta.com.br
Produção
Links
TROTTA, Felipe e SANTOS, Kywza J. Fideles. Respeitem meus cabelos, brancos: música, política e identidade negra. In: Revista Famecos, v.19 n.1. Porto Alegre: PUCRS, 2012.
TROTTA, Felipe. Sexualidad, moral y humor en la telenovela brasileña atual: casamiento, traición, seducción y simpatía. In Revista Trans n. 15. Barcelona: SibE, 2011.
TROTTA, Felipe. Critérios de qualidade na música popular: o caso do samba brasileiro. In: Dez anos a mil: mídia e música popular massiva em tempos de internet. Jeder Janotti Jr, Victor de A. N. Pires e Tatiana R. Lima (orgs.). Porto Alegre: Simplíssimo, 2011.
TROTTA, Felipe. Você não vale nada mas eu gosto de você: moral e humor na trilha sonora de Caminho das Índias. In Anais do XIX Encontro Anual da Compós, disponível no site da Compós, Rio de Janeiro, 2010.
TROTTA, Felipe. Música popular, moral e sexualidade: reflexões sobre o forró contemporâneo. Revista Contracampo n. 20. Niterói, RJ: UFF, 2009.

