Felipe Muanis
Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, com passagem pela Bauhaus Universität-Weimar, Alemanha. Jornalista, possui mestrado em Comunicação Social pela PUC-Rio e foi professor visitante na Universität Paderborn, Alemanha. Também atua como ilustrador e diretor de arte, associado à SIB, Sociedade dos Ilustradores do Brasil. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em comunicação, atuando principalmente nos temas: televisão, imagem, cinema, novas mídias, histórias em quadrinhos, linguagem, narrativa e recepção.
Apresentação em Inglês
Phd in Social Comunication, UFMG – with scholarship at Bauhaus-Universität Weimar – and journalist with Master in Social Communication, PUC-Rio. He was visiting professor at Universität Paderborn, Germany. Worked also as Illustrator, taking part in SIB (Brazilian Illustrators Society) and production designer in audiovisual productions. Work with Social Communication in different themes as television, image, cinema, new-media, comics, storytelling and reception.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/3754220449291813
Projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa “As metaimagens e a transformação do visível na televisão contemporânea” busca refletir sobre as imagens autorreferentes da televisão, que por vezes prescindem um texto, resultando em produtos audiovisuais não-narrativos, como as vinhetas institucionais entre-programas. As metaimagens são imagens autorreferentes que, na televisão, ocupam os intervalos da programação. Tais imagens têm funções opostas e complementares, exercendo a função de separadores ou conectivos do fluxo televisivo. Por serem autorreferentes, as metaimagens se distinguem dos demais textos televisivos que compõem a grade e teriam uma força própria na televisão. O projeto também resgata autores específicos da teoria de televisão que, desde a década de 1980, continuam trazendo contribuições para a pesquisa neste campo.
Palavras chave: metaimagens, vinhetas, não-narrativas, posturas televisivas.
Projeto de Extensão
Laboratório Iconoscópio
O objetivo do Laboratório Iconoscópio é desenvolver projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e publicações e/ou outros produtos acadêmicos relacionados ao audiovisual e mídias digitais, sob a perspectiva de pesquisa e experimentação de novos formatos, produção de conteúdos para televisão digital, web e mídias locativas. A proposta do laboratório sustenta-se pelo percurso de pesquisa, docência e extensão dos seus integrantes. Neste sentido, soma perfis específicos que se cruzam no território das mídias digitais e do audiovisual, em uma perspectiva de projetos integrados que têm, em seu horizonte, o aprofundamento de tais pesquisas – teórica e aplicada – a partir da extensão, o que inclui gerar produtos que expressem o profundo vínculo da Universidade com a sociedade que a criou e mantém.
Artigos
- METAIMAGENS NA TELEVISÃO E VANGUARDAS: AS VINHETAS DA REDE GLOBO E MTV – Rumores (USP), v. 10, p. 59-79, 2011.
- O CAMINHO DO OLHAR: ENTRE AS PINTURAS E AS VINHETAS DE TELEVISÃO – Significação: Revista de Cultura Audiovisual (USP), v. 35, p. 109-128, 2011.
- PROJEÇÃO MAPEADA: O REAL E O VIRTUAL NAS EDIFICAÇÕES DAS GRANDES CIDADES – ECO-PÓS vol 14, nº1/2011 UFRJ

