Afonso de Albuquerque

Apresentação
Doutor em Comunicação e Cultura, pela UFRJ (1996), tem como temas prioritários de pesquisa a Comunicação Política e o estudo do jornalismo brasileiro sob uma perspectiva comparativa. Publicou artigos em periódicos internacionais, como Journalism, International Journal of Press/ Politics e Journalism Studies. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e é, atualmente, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Política (Compolítica).
Pesquisa
Um Novo Olhar sobre a Modernização do Jornalismo Brasileiro
Este projeto se propõe a explorar uma perspectiva analítica alternativa acerca do processo de modernização do jornalismo brasileiro. Sem desmerecer a importância do papel que o jornalismo “independente” americano desempenhou como modelo para o jornalismo brasileiro, esta perspectiva centra o seu foco no processo de adaptação deste modelo, antes que no modelo em si. Em particular, ele explora a hipótese de que este processo foi guiado por meio de um projeto de modernização autoritária, e que entender a natureza deste projeto é fundamental para que se possa compreender a configuração que o jornalismo assumiu no Brasil a partir da década de 1950.
Alguns trabalhos:
A modernização autoritária do jornalismo brasileiro. Revista Alceu, número 20.
A outra face do horário gratuito: partidos políticos e eleições proporcionais na televisão (em parceria com Fabro Steibel e Carolina Carneiro). Revista Dados, volume 51.
Metamorfoses do contrato representativo: jornalismo, democracia e os manuais da redação da Folha de S. Paulo (em parceria com Ariane Holzbach). Revista Comunicação, Mídia e Consumo, número 14.
