Políticas de Sustentabilidade

​A Universidade Federal Fluminense tem como missão aplicar conceitos de sustentabilidade em sua gestão administrativa e acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico autossustentável no Brasil.

Nosso compromisso é promover o desenvolvimento sustentável nas diversas áreas de atuação da universidade, contribuindo para o bem-estar da comunidade interna e externa, investindo em pesquisa e em novas tecnologias ambientais e socialmente responsáveis.

Investimos na adoção de práticas de governança que tenham como objetivo principal o crescimento institucional sustentável, visando qualidade de vida das pessoas e também das gerações futuras. Com objetivo de elaborarmos o Plano de Logística Sustentável e implantarmos as políticas de sustentabilidade na UFF, foi criada a Comissão Gestora do PLS em setembro de 2016, através da Portaria nº 57.192 de 20/09/16 e publicada no BS/UFF nº 162 de 20/09/16 (veja mais informações sobre a Comissão aqui).

A função básica da UFF é ensino, pesquisa e extensão, porém sua estrutura é complexa. Assemelha-se a uma cidade, pois possuímos hospital, restaurantes, áreas de esporte e lazer, moradia estudantil, prefeitura, transporte e uma população de mais de 68 mil pessoas circulando pelos campi dentro e fora da sede todos os dias. Os campi fora da sede, estão presentes em 10 municípios do Rio de Janeiro, além de uma unidade avançada em Oriximiná, Pará. É inegável que essa complexidade gere resíduos e cause impactos ambientais. Para uma gestão socioambiental eficiente, o planejamento é fundamental. Pensando nisso, a UFF elaborou seu Plano de Logística Sustentável – PLS/UFF, segundo as regras estabelecidas pela IN SLTI/MPOG 10/2012.

O PLS da UFF está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas(ONU) e, em 2023, a universidade publicou relatório sobre o progresso da instituição em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Navegue no menu abaixo para mais informações sobre as políticas de sustentabilidade da Universidade Federal Fluminense.

Plano de Logística Sustentável (PLS) e metas por setor

A metodologia para a elaboração do Plano de Logística Sustentável da UFF baseia-se na orientação constante na Instrução Normativa nº 10/2012, a qual “estabelece as regras para elaboração dos Planos de Logística Sustentável de que trata o Art. 16, do Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012”.

O mapeamento dos programas, projetos e ações existentes na Instituição relativos à sustentabilidade foi realizado através de audiências públicas, uma na sede e dez nas unidades do interior. Em cada uma delas, foi apresentado o escopo do PLS e a comunidade presente pode dizer sobre as iniciativas desenvolvidas em suas unidades.

Como parte do mapeamento, uma pesquisa online foi realizada com objetivo de mensurar a percepção de toda comunidade UFF sobre os temas relativos à sustentabilidade, além de servir de instrumento para direcionarmos as campanhas de sensibilização para implantação do PLS-UFF.

Após a categorização das necessidades identificadas nos diagnósticos recebidos das unidades administrativas, realizou-se o planejamento dos objetivos, metas e ações a serem executadas no período de vigência do PLS, que será de um ano, contado a partir da data de aprovação pelo Conselho Universitário. Importante ressaltar que o conteúdo deste plano, além de conter objetivos que elevam o nível de comprometimento da UFF com o desenvolvimento sustentável, é a consolidação das diferentes ações realizadas e desenvolvidas na universidade e que poderão ser replicadas em várias unidades e setores.

A implementação e o acompanhamento do PLS-UFF incluem o ciclo avaliativo proposto pela IN 10/2012, o qual prevê a avaliação dos objetivos, metas e iniciativas. Ao final desse período será elaborado um relatório de avaliação que servirá de base para o estabelecimento de novas metas, iniciativas e indicadores de acompanhamento.

Leia na íntegra o Plano de Logística Sustentável da UFF.

Veja também as metas de sustentabilidade definidas por setor.

Histórico de ações para implementação do PLS

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Comissão Permanente de Sustentabilidade (CPS), promoveu uma série de ações até o desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável (PLS), como audiências com a comunidade em diversos campi e municípios em que está presente; levantamento de dados, em formato de diagnóstico; e pesquisa com o público interno.

 

Audiências

Audiência Pública em Niterói
A Comissão Gestora organizou uma audiência pública para debater sobre o processo de criação e divulgar o plano. A Audiência Pública para o desenvolvimento do Plano de Logística Sustentável da UFF foi realizada no dia 27 de maio de 2017, na Faculdade de Economia que fica localizada no campus Gragoatá. Para assistir a cobertura da audiência, acesse aqui.

 

Audiências Públicas nas Unidades fora da sede

Macaé: no dia 03 de maio de 2017 realizou-se a 2ª Audiência Pública para o desenvolvimento do PLS-UFF, no Campus de Macaé, RJ. Aproveitamos este espaço para listar as ações de sustentabilidade já empregadas na unidade, como por exemplo:

  • Rampas de acesso a todos os andares;
  • Aproveitamento da luz solar nas áreas externas;
  • Venezianas reguláveis externas, para aproveitamento da luz solar e controle de temperatura;
  • Vagas demarcadas para deficientes e idosos no estacionamento da unidade;
  • Campanha interna para diminuição do uso de descartáveis;
  • Programa de reciclagem.

Caso alguma ação não esteja listada aqui, pedimos para que entrem em contato conosco no e-mail contato.cps.comissao@id.uff.br.

Ata da audiência em Macaé

Rio das Ostras – IHS e ICT: o Instituto de Humanidades e Saúde da UFF, localizado no Campus de Rio das Ostras, recebeu a equipe executora do PLS-UFF para a realização da 3ª Audiência Pública para o desenvolvimento do PLS-UFF, no dia 04 de maio de 2017; e no dia 07 de junho de 2017, foi a vez do Instituto de Ciência e Tecnologia receber a 10ª Audiência Pública do PLS/SEI!. Estiveram presentes nestes encontros docentes, discentes e técnicos administrativos da unidade; e discutimos diversos assuntos ligados à sustentabilidade na gestão da universidade. Aproveitamos este espaço para listar as ações de sustentabilidade já empregadas na unidade, como por exemplo:

  • Presença de bicicletário no campus;
  • Rampa de acesso ao segundo andar (IHS);
  • Aproveitamento da luz solar nas áreas internas (cobertura semitransparente – IHS).

Ata da audiência em Rio das Ostras

Campos dos Goytacazes: o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, situado na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ, recebeu, no dia 08 de maio de 2017, a 4ª Audiência Pública para o desenvolvimento do PLS – UFF. Listamos abaixo as ações percebidas pela equipe executora do PLS que já são executadas pela unidade:

  • Piso tátil para auxiliar a locomoção de deficientes visuais em todo o campus;
  • Placas de identificação de recintos em braile;
  • Elevador (fora de uso) em um dos prédios;
  • Coleta seletiva;
  • Bicicletário.

Ata da audiência em Campos dos Goytacazes

Angra dos Reis: no dia 11 de maio de 2017 realizou-se a 5ª Audiência Pública para o desenvolvimento do PLS-UFF, no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Este encontro contou com a presença da Direção da Unidade, docentes, técnicos administrativos e discentes, que debateram sobre a sustentabilidade na Universidade e como a gestão pode melhorá-la. Os representantes do Gabinete do Reitor presentes também puderam conhecer uma área cedida pela prefeitura de Angra dos Reis à UFF e que já conta com projetos ligados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Abaixo, listamos as ações já praticadas na unidade:

  • Rampa de acesso ao prédio principal;
  • Existência de elevador (desativado);
  • Projeto Ecomuna;
  • Placas de identificação de recintos em braile

Ata da audiência em Angra dos Reis

Petrópolis: a equipe executora, ligada ao Gabinete do Reitor, esteve presente no Campus Petrópolis, no dia 18 de maio de 2017. Contando com larga participação dos docentes, discentes e técnicos administrativos da unidade, o encontro foi marcado pela excelente recepção e engajamento da Direção e do público presente, que além de se mostrar extremamente interessado nos assuntos referentes ao PLS e ao SEI!, também demonstraram imenso entusiasmo em apresentar os projetos e ações já praticados pela Unidade mais jovem da Instituição. Relacionamos a seguir as ações de sustentabilidade já praticadas pela Escola de Engenharia de Petrópolis:

  • Rampas de acesso aos andares com salas de aula;
  • Elevador adaptado para acesso ao último andar;
  • Banheiros adaptados para pessoas cadeirantes;
  • Sustentabilidade como tema transversal à grade do curso;
  • Murais conscientizadores, tendo como tema a sustentabilidade, criados em oficinas com os alunos;
  • Projeto de conscientização, criado pelos discentes e incentivado pela Direção, voltado para a conservação da Unidade;
  • Coleta seletiva;
  • Emprego da A3P para nortear a gestão de resíduos na Unidade;
  • Participação no Programa de Resíduos das Cidades Serranas;
  • Parceria com o governo local para a aplicação das práticas de sustentabilidade;
  • Incentivo ao corpo discente para a realização de ações sociais.

Ata da audiência em Petrópolis

Santo Antônio de Pádua: em 23 de maio de 2017, realizou-se a audiência no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, localizado na cidade de Santo Antônio de Pádua, onde o PLS UFF foi apresentado e foram discutidas as ações e práticas que a audiência julgava interessante para a construção do documento. Listamos abaixo as ações de sustentabilidade percebidas e já praticadas nas dependências do campus:

  • Piso tátil;
  • Mapa do prédio em braile;
  • Lixeiras seletivas espalhadas por todo o campus;
  • Placa de captação de luz solar para iluminação externa;
  • Bicicletário coberto;
  • Espaço planejado para acessibilidade;
  • Torneiras no banheiro com temporizador.

Volta Redonda – EEIMVR: a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda – EEIMVR-UFF – recebeu a 9ª Audiência Pública para o desenvolvimento do PLS-UFF, no dia primeiro de junho de 2017. O encontro contou com a presença de representantes da direção da EEIMVR e de todos os setores da comunidade acadêmica, e os participantes puderam ouvir, debater e compartilhar assuntos e experiências ligados à sustentabilidade, além de ideias e projetos que poderiam ser implantados na Universidade.

Ata da Audiência em Volta Redonda – EEIMVR

Volta Redonda – Aterrado: no dia 02 de junho de 2017, no auditório do Campus Aterrado em Volta Redonda, realizou-se a 9ª Audiência Pública para o desenvolvimento do PLS-UFF. Neste encontro, representantes docentes, discentes e técnicos-administrativos dos dois Institutos instalados no Campus – ICHS e ICEX – fizeram-se presentes, além de participantes da Prefeitura de Volta Redonda interessados nos assuntos a serem expostos nesta audiência. Listamos abaixo as ações de sustentabilidade já praticadas nesta unidade:

  • Elevadores adaptados para cadeirantes;
  • Pisos nivelados em todos os prédios;
  • Coletores seletivos de resíduos;
  • Coletores para pilhas e baterias;
  • Coletor para descarte de equipamentos de informática;
  • Aproveitamento de luz solar, com venezianas externas, em todos os prédios;
  • Captação de água da chuva e sua utilização para serviços de jardinagem e limpeza;
  • Unidade de tratamento de esgoto para não contaminação do lençol freático e dos corpos d’água vizinhos (rio Paraíba do Sul);
  • Áreas de convivência com facilidade de acesso;
  • Banheiros adaptados para portadores de deficiência física;
  • Campanha para economia de luz e água;
  • Vagas exclusivas para deficientes no estacionamento, com pintura e placas indicativas;
  • Rampas de acesso nas calçadas internas do Campus;
  • Passarelas de conexão entre os 3 blocos da Unidade, evitando a utilização excessiva de elevadores.

Nova Friburgo: o Campus da UFF em Nova Friburgo, que abriga o Instituto de Saúde, recebeu a 11ª Audiência Pública para o desenvolvimento do Planos de Logística Sustentável da UFF no dia 21 de junho de 2017. Além da exposição e debate sobre temas ligados diretamente ao PLS, o encontro também foi marcado pela troca de experiências e pela apresentação dos projetos, ligados à sustentabilidade, desenvolvidos pelo Instituto, entre eles:

  • Acessibilidade facilitada para cadeirantes;
  • Piso tátil;
  • Coleta seletiva no Campus;
  • Projeto “Campus Verde”;
  • Programa Sustenta Vida;
  • Campanha de educação ambiental nas escolas da cidade;
  • Estação de tratamento de amálgamas (para extração e correta destinação do mercúrio);
  • Ações visando o bem-estar animal (campanhas de adoção, visitas de veterinários, etc) em Nova Friburgo;
  • Campanhas de conscientização sobre saúde bucal nas escolas de Nova Friburgo e projeto de visitação escolar ao Campus (Curso de Odontologia);
  • Parceria com retransmissora de TV local para campanhas de conscientização.

Ata da Audiência em Nova Friburgo
 

Levantamento de dados (Diagnóstico)

O diagnóstico é um levantamento da condição socioambiental da instituição. Esta fase é de vital importância para elaboração do plano. Em 2017, foi realizado o levantamento do consumo de água, energia, combustível da frota, obras realizadas e as necessidades de capacitação. Abaixo, listamos os diagnósticos recebidos pelas Pró-Reitorias, Superintendências e Setores da Universidade Federal Fluminense, que embasaram o Plano de Logística Sustentável da Instituição.

 

Pesquisa sobre sustentabilidade

Durante o mês de fevereiro de 2017, toda a comunidade acadêmica foi convidada a participar da pesquisa sobre sustentabilidade na UFF, com a finalidade de orientar a Comissão Gestora no planejamento das ações sustentáveis que farão parte do PLS/UFF. Confira o resultado da pesquisa sobre sustentabilidade.

Relatórios de monitoramento do PLS

Os Relatórios de Monitoramento do Plano de Logística Sustentável visam acompanhar a aplicação de ações de sustentabilidade na universidade e mostrar os resultados obtidos ao longo de cada ano.

Relatório de Monitoramento do Plano de Logística Sustentável 2021

Relatório de Monitoramento do Plano de Logística Sustentável 2018

Campanhas e ações de divulgação

Campanha UFF Sustentável – 2018

A campanha UFF Sustentável visa conscientizar a comunidade acadêmica e o entorno sobre a importância do consumo consciente e inteligente, tendo em vista a preocupação com a escassez dos recursos ambientais e com os recursos financeiros da universidade.

A campanha se desdobrou em 3 fases, cada uma delas com dicas sobre consumo consciente de água, energia e materiais de expediente.

Pedal UFF Sustentável – 2018

Lançamento da campanha UFF Sustentável com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do consumo consciente e inteligente, em parceria com o Coletivo Pedal Sonoro e o Programa Acolhimento Estudantil, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Galeria de fotos

Campanha Meio Ambiente

Em parceria com a Superintendência de Comunicação Social, disponibilizamos um formulário para que a comunidade da UFF respondesse, mostrando algum projeto, pesquisa, atividade ou até mesmo um hábito sustentável que esteja desenvolvendo.

Confira as respostas ao formulário de levantamento de dados sobre hábitos sustentáveis na UFF.

 

Listamos ainda os eventos organizados ou apoiados pela CPS.

Festival da Sustentabilidade
Entre os dias 6 e 9 de setembro ocorreu, em Nova Friburgo, o Festival de Sustentabilidade, que contou com a realização do SILABAS – Simpósio Latinoamericano de Bioarquitetura Sustentável, além de oficinas e workshops, feira com produtores locais e atrações musicais.

A CPS atuou como apoio institucional, adquirindo desconto para estudantes da UFF na programação do SILABAS.

 

Participação na Agenda Acadêmica
Na Semana Acadêmica, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de outubro, a CPS intermediou a confecção do painel Silhuetas em Ação, pintado na parede do Restaurante Universitário do campus do Gragoatá. A atividade foi coordenada pelo artista Rodrigo Andriàn, que já havia realizado atividades no campus de Petrópolis, e foi baseada no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – “Ciência para Redução das Desigualdades”. A atividade contou com a presença de estudantes do campus Petrópolis, que participaram da confecção das silhuetas pintadas.Também na Semana Acadêmica, a CPS buscou promover a palestra “Sustentabilidade: vamos falar sobre gestão de resíduos?”, a qual precisou ser cancelada, por motivo de força maior do palestrante convidado.

 

I Congresso Internacional Cidades Lixo Zero
Através da servidora e membro da comissão, Germana Werneck, a CPS participou do congresso. Na oportunidade, a servidora, em contato com outros dois servidores das universidades de Minas Gerais (Ulisses Bifano Comini da UFV e Mardelene Geisa Gomes da UFMG) criaram um grupo no whatsapp chamado Gestão de Resíduos IES. O grupo já conta com 37 participantes – incluindo a presidente da CPS UFF – representantes de diversas universidades do país (UFMG, UFV, UFSC, UTFPR, USP, UFSC,dentre outras) em que os membros trocam experiências sobre gestão de resíduos nas instituições de ensino e se apoiam também com a troca de materiais.

 

Grupo Gestão de Resíduos em IES
Troca de experiências sobre gestão de resíduos nas instuituições de ensino. Criou-se uma rede de contatos de profissionais que estão atuando direta ou indiretamente com a gestão ambiental e, principalmente dos resíduos sólidos em instituições de ensino, de modo a permitir a troca de informações, experiências e conhecimento para resolução de problemas, desenvolvimento de projetos e execução de ações voltadas aos gerenciamento ambiental.

 

Curso A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública
No ano de 2018 o Ministério do Meio Ambiente realizou cursos sobre a A3P em diversas cidades do país, e nos dias 23 e 24 de agosto promoveu a atividade no município de Niterói. O curso foi ministrado na sede da Prefeitura Municipal de Niterói e teve duração de 16h. Participaram do curso a servidora Germana Werneck e as bolsistas Isabella Pires e Maria Beatriz Viana.

 

Projeto Construção Sustentável
A CPS elaborou, em 2018, um projeto de solicitação de emenda parlamentar, submetido à assessoria do Deputado Federal Glauber Braga,  para compra de equipamentos, reforma e adaptação do imóvel, que será a Sede da Comissão Permanente de Sustentabilidade e laboratórios para abrigar projetos que sejam desenvolvidos pela comissão.O projeto prevê a adaptação do imóvel, de propriedade da UFF, localizado no Campus da Praia Vermelha, em uma construção sustentável, que considere intervenções que visem o menor impacto ambiental e economia de recursos naturais e financeiros. Tal solicitação foi atendida pelo referido parlamentar, e através do Ofício Nº 011/2019/PLOR, de 12/02/19, a CPS tomou ciência do número da Emenda, qual seja, 26160022.

 

II Fórum Municipal Lixo Zero em Niterói
O Fórum Lixo Zero é idealizado pelo Instituto Lixo Zero e foi organizado pelo Coletivo Lixo Zero Niterói. O objetivo do evento foi levantar discussões e divulgar exemplos de ações locais voltadas à sustentabilidade no município de Niterói. O Fórum contou com a presença do presidente do Instituto Lixo Zero, do Sub-secretário de Meio Ambiente do Município e diversos empreendedores e ativistas locais. A CPS atuou com apoio institucional ao evento, além de contar com a presidente da CPS, Deise Faria e o professor Márcio Cataldi como palestrantes.

 

Curso Gestão de Resíduos Sólidos para a Promoção de Ativos Ambientais
Curso de Gestão de Resíduos promovido em parceria entre a Proex, Departamento de Administração e Programa Ações Sustentáveis. Através da servidora (Germana Werneck) e membro da comissão, a CPS se fez presente no curso.

 

Semana do Servidor
Para a I Semana do Servidor, promovida pela PROGEPE, a CPS convidou o servidor Alexandre Moura, Técnico em Informática, cujo projeto foi inscrito na Campanha de Meio Ambiente UFF 2018. A atividade foi suspensa por falta de quórum.

 

Inscrição na Chamada Pública Boas Práticas da A3P 2018
A CPS, por estar atenta aos assuntos relacionados à temática sustentabilidade, identificou que o Projeto de implantação do SEI na UFF poderia participar da chamada pública “Boas práticas A3P”, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e a ONU Meio Ambiente. Em parceria com  a Comissão do SEI, inscreveu a prática e, com muito orgulho,  foi uma das 125 selecionadas, e agora fará parte da “Cartilha A3P”.

Indicadores de sustentabilidade

O UI GreenMetric World University Ranking é um sistema internacional criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos centros universitários através de programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo.

O UI GreenMetric é reconhecido como o primeiro ranking e única classificação universitária mundial em sustentabilidade e, dentro de uma perspectiva universitária global, tem como objetivos principais: contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e ecocampi, promover uma mudança social encabeçada pelas universidades no que tange à questão da sustentabilidade, ser uma ferramenta de autoavaliação sobre a sustentabilidade do campus para instituições de ensino superior em todo o mundo, informar os governos, as agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus.

O questionário enviado pela Universidade da Indonesia teve os seguintes temas abordados: uso de energia elétrica, tratamento dos resíduos do campus, locomoção e transporte, educação e grade curricular, e por fim, uso e tratamento de água.

A UFF teve sua primeira participação em 2018 e ficou em 496º lugar entre as universidades mais sustentáveis do mundo e em 19º entre as universidades brasileiras.

Para mais informações sobre o GreenMetric, acesse: http://greenmetric.ui.ac.id/ 

Legislações e normas

Listamos abaixo os documentos que serviram de base para construção do Plano de Logística Sustentável.

A UFF

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo