Reitoria

Dentro da estrutura organizacional da UFF, a Reitoria desempenha um papel fundamental na administração e na liderança geral da instituição, atuando como um elo entre os diversos setores, departamentos e partes interessadas na busca pela excelência acadêmica e pelo cumprimento da nossa missão institucional.

Desde 2018, os professores Antonio Claudio Lucas da Nóbrega e Fabio Barboza Passos ocupam os cargos de Reitor e Vice-Reitor, respectivamente, da Universidade Federal Fluminense e estão a frente de inúmeras realizações, conforme a série de publicações abaixo:

Cartilha de Realizações do 1º semestre de 2019

Cartilha de Realizações do 2º semestre de 2019

Cartilha de Realizações do 1º semestre de 2020

Saiba mais sobre os gestores reconduzidos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFF (gestão 2022-2026) e confira o menu lateral as competências das Pró-reitorias e Superintendências subordinadas ao Gabinete da Reitoria.

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Reitor

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega é médico, professor titular do departamento de Fisiologia e reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ingressou na Faculdade de Medicina da UFF em 1983 e, sete anos depois, passou a integrar o corpo docente da universidade. Com mais de 30 anos de experiência acadêmica, ocupou cargos de destaque como pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, vice-reitor e reitor. Sua formação inclui especializações em Medicina do Esporte pela PUC-Rio, aperfeiçoamento em Cineantropometria pela Simon Fraser University (Canadá), mestrado e doutorado em Ciências pela UFRJ, e Research Fellow em Cardiologia pela University of Texas Southwestern Medical Center (EUA). Durante sua carreira, participou de equipes médicas em diversas competições nacionais e internacionais, como Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos. Na UFF, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares e a implantação da Unidade de Pesquisa Clínica no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF). Atualmente, é Pesquisador de Produtividade 1A do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ, bem como coordena o Laboratório de Ciências do Exercício (LACE), criado por ele em 1994. Além disso, atuou como membro do Conselho Superior da FAPERJ e coordenador da área da saúde da fundação. Antonio Claudio também é membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, “fellow” do American College of Sports Medicine e da European Society of Cardiology e Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Letras. 

 

Pelo destaque de sua liderança no combate à pandemia, foi convidado a coordenar o Comitê Científico de Apoio à Prefeitura de Niterói e o Grupo de Trabalho contra a Covid-19 da ANDIFES. Como reconhecimento por suas contribuições, recebeu a Comenda Vital Brazil, outorgada pela Câmara de Vereadores de Niterói. Além disso, em 2022, o reitor recebeu o Prêmio Brasil Mais Inclusão, uma homenagem da Câmara dos Deputados por suas ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência na UFF.

 

Fabio Barboza Passos

Fabio Barboza Passos

Vice-Reitor

Fabio Barboza Passos é professor, vice-reitor e ex-diretor da Escola de Engenharia da UFF, onde atua desde 1989. Formado em Engenharia Química pela UFRJ em 1987, Fabio seguiu uma trajetória acadêmica sólida, realizando mestrado e doutorado em Engenharia Química também pela UFRJ, com parte de seu doutorado concluído na Penn State University, nos Estados Unidos, e um pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Durante sua carreira na UFF, ocupou diversos cargos de liderança, como chefe do Departamento de Engenharia Química e de Petróleo, Pró-Reitor de Extensão e coordenador de Projetos Científicos e Tecnológicos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química e em Química da UFF, além de coordenar o Laboratório de Reatores Cinética e Catálise (RECAT), que fundou em 1997. Pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ com foco em Catálise Heterogênea e Engenharia das Reações Químicas, publicou 123 artigos em revistas científicas e orientou dezenas de dissertações e teses. Entre seus prêmios, destacam-se o Pesquisador em Catálise da Sociedade Brasileira de Catálise (2005) e o Young Scientist Prize da International Association of Catalysis Societies (2000). Além de suas funções administrativas, Fabio continua a lecionar na graduação em Engenharia Química, conciliando suas atividades acadêmicas com o exercício de suas responsabilidades na gestão da universidade.

A UFF

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo