Superintendências

As Superintendências, assim como as Pró-reitorias, são unidades administrativas diretamente ligadas ao Gabinete da Reitoria. Compete a esse setores realizar funções administrativas e de apoio à gestão institucional.

A Universidade Federal Fluminense possui oito superintendências. Navegue no menu abaixo e conheça um pouco mais sobre as competências e os dirigentes de cada uma das unidades.

Centro de Artes

O Centro de artes UFF, localizado no prédio da Reitoria, é o mais completo centro cultural de Niterói. Como polo de produção e difusão cultural realiza programas voltados para todas as manifestações artísticas. Exposições, shows, concertos, ciclos cinematográficos, peças teatrais e apresentações diversas promovem uma verdadeira e produtiva interação artístico-cultural da UFF com a comunidade.

Em seu conjunto de espaços, reúne a Galeria de arte UFF, o Espaço UFF de fotografia, o Espaço aberto UFF, o Cine arte UFF e o Teatro da UFF. Seus eventos focalizam o fazer e o pensar a arte, viabilizando, ainda, a realização de cursos, palestras, seminários, debates, workshops etc.

Na área de música, o Centro de artes UFF conta com formações próprias que pesquisam e difundem os vários estilos: medieval e renascentista, com o Música antiga da UFF; clássico e contemporâneo, com o Quarteto de cordas da UFF e a Orquestra sinfônica nacional da Universidade Federal Fluminense, e a vocal, com o Coro jovem da UFF.

O Centro de Artes UFF, que recebe anualmente um público estimado em 120 mil pessoas, tem investido sempre no melhor para seus espectadores, consultando-os, através de pesquisas de opinião para o planejamento e desenvolvimento de suas atividades. Em 1994 recebeu da Fundação Cesgranrio o Prêmio qualidade cultural, na categoria Cultura no âmbito da educação, pela excelência de sua programação.

Conheça o site do Centro de artes para mais informações: https://www.centrodeartes.uff.br/

Informações do(a) dirigente

Leonardo Caravana Guelman

Professor, escritor e pesquisador em arte e cultura. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2011). É professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Idealizador e coordenador do Projeto Rio com Gentileza que promoveu duas ações de restauração (em 2000 e em 2010) da obra mural do Profeta Gentileza no Rio de Janeiro. Foi coordenador do curso de graduação em Produção Cultural da UFF (1997-2000), Diretor do Centro de Artes UFF (2001-2006), Curador do Teatro Raul Cortez (2007-2008) e Diretor do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF (2011-2014). Atualmente é Superintendente do Centro de Artes UFF. É professor do Departamento de Arte da UFF e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidades, voltando suas pesquisas para o campo das narrativas sociais e a sustentabilidade das manifestações tradicionais. Coordenou, entre outros, os projetos “Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos” UFF/MINC, “Festival Nacional de Cultura Popular”(UFF/Minc), “Territórios da Arte” (UFF/FUNARTE), “Espiral dos Afetos” (UFF/ Inst. Nise da Silveira) e 10.o Interculturalidades – 50 anos do Movimento Armorial” (UFF).


Editora da UFF

Criada em 1985, a Editora da UFF tem como finalidade principal a difusão do conhecimento e da produção científica de excelência, com base nas diversas áreas, de forma autônoma ou em parceria com outras editoras públicas, privadas e confessionais. A edição de obras prioriza o alto padrão gráfico e editorial, conforme planos e critérios definidos pela Comissão editorial da Editora, bem como sua distribuição e comercialização. Desse modo, a linha editorial da Eduff se apresenta por meio das publicações avaliadas pela Comissão editorial, via Edital biblioteca básica Eduff; solicitações via fluxo contínuo (com ou sem recursos acoplados); co-edições e parcerias público-privadas; além dos critérios de apresentação e preparação constantes no Manual do autor, disponível no sítio da Editora.

Loja Física

Livraria no Campus do Gragoatá
R. Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n
São Domingos, Niterói, RJ, CEP 24.210-201
Atendimento ao público: Segunda a sexta-feira, das 13 às 20h

Loja virtual

Acesse: https://www.eduff.com.br/

Informações do(a) dirigente

Luciano Dias Losekann

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor Associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense. É diretor da Editora Universitária Eduff. É coordenador do Grupo de Energia e Regulação da UFF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: setor elétrico, regulação, energia, reforma e economia industrial.


Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio

A Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (Saep) tem por finalidades: planejar, orientar, supervisionar, coordenar, administrar, projetar e executar as atividades da Universidade Federal Fluminense no que se refere à gerência e execução de projetos e obras de Arquitetura e Engenharia, assim como o cadastro e o controle sobre os bens móveis e imóveis da universidade. É o órgão responsável por promover a integridade física e material dos campi, propondo e acompanhando a execução das políticas de gestão e do controle do patrimônio, elaborando estudos e projetos necessários ao cumprimento desses.

Tem como missão, ainda, propor ações favoráveis à acessibilidade dos portadores de necessidades especiais e à integração dos vários ambientes de edificações e áreas verdes, de modo a proporcionar o conforto e condições de lazer.

Conheça as atividades e atos normativos da Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio da UFF

Informações do(a) dirigente

Renata Gonçalves Faisca

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE UFRJ). Possui MBA em Gestão de Edifícios Ecoeficientes pelo LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFF e Membro titular do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFF. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Civil da UFF (período 2014/2018). É Professora Associada IV do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência acadêmica e profissional na área de Engenharia Civil e atua nas áreas: Construção Civil, Sistemas Prediais Hidrossanitários e Elétricos, Patologia dos Sistemas Prediais, Construções Sustentáveis, BIM e Análise de Estruturas.


Superintendência de Comunicação Social

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) tem como princípios norteadores a missão, visão e valores da Universidade Federal Fluminense. Por meio de diferentes estratégias e meios de comunicação, a SCS busca fortalecer e projetar a identidade e a imagem institucional da UFF junto aos públicos de interesse da Instituição; contribuir para a boa reputação institucional da universidade perante à sociedade; proporcionar maior visibilidade aos projetos de ensino, pesquisa e extensão; fortalecer as ações de divulgação científica; promover o diálogo horizontal e democrático entre a universidade e os seus públicos de interesse; ampliar o alcance dos canais de comunicação institucionais; e estimular ações de prestação de contas e transparência pública

Entre as competências, destacam-se: planejar, gerenciar, administrar e monitorar os assuntos pertinentes à comunicação institucional destinada aos públicos externos e internos da UFF; propor políticas de comunicação alinhadas aos objetivos da universidade; desenvolver mecanismos que favoreçam a visibilidade da instituição.

Conheça as atividades e atos normativos da Superintendência de Comunicação Social da UFF

Informações do(a) dirigente

Thaiane Moreira de Oliveira

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab). Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e pesquisadora da Cátedra Unesco de Políticas para o Multilinguismo da Unesco. É membro do Global Artificial Intelligence Network for Social Good, do programa Information For All Programme, da Unesco. Fundadora da rede Latmetrics, consolidada em 2018, que reúne mais de 200 pesquisadores da América Latina para discutir e desenvolver métricas e indicadores alternativos para avaliação da ciência. Co-coordenadora de projeto de cooperação internacional com a Universidade de Zurique (Suíça) sobre Teorias da Conpiração relacionadas à ciência a partir de perspectiva comparada e é membro de projetos de cooperação internacional com India Centre of Excellence in Information Ethics (ICEIE), Centre for Digital Learning, Training and Resources (CDLTR), University of Hyderabad (India), Information Ethics Network for Africa (IEN4A), Future Africa, University of Pretoria (South Africa), Russian National IFAP Committee, Interregional Library Cooperation Centre (Russian Federation), International Centre for Information Ethics (ICIE) e l’Institut International de la Recherche Scientifique (Morocco), além de coordenação de projetos nacionais envolvendo diversas instituições do Brasil.


Superintendência de Documentação

A Superintendência de Documentação (SDC), órgão diretamente vinculado à Reitoria da Universidade Federal Fluminense, é responsável por coordenar técnica e administrativamente o Sistema de bibliotecas e arquivos da UFF.

A SDC tem por finalidade desenvolver serviços e produtos que atendam às necessidades de informação e documentação da comunidade acadêmica e administrativa da UFF, integrando as bibliotecas e os arquivos à política educacional e administrativa da Universidade, servindo de apoio aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, para organizar, preservar e difundir a informação necessária e de interesse da comunidade acadêmica e administrativa.

Conheça as atividades e atos normativos da Superintendência de Documentação da UFF

Informações do(a) dirigente

Debora do Nascimento

Atualmente é Superintendente de Documentação da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenadora de Bibliotecas de 2021 a 2022. Bibliotecária da Universidade Federal Fluminense desde 2011 (SDC/UFF), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2010), especialista em Gestão em Administração Pública-ICHS/UFF (2015). Atuou como Editora e sócia da Oríkì editora de 2017 a 2022 e no suporte executivo editorial do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) de 2009 a 2011.


Superintendência de Operações e Manutenção

A Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) tem por competências gerenciar as atividades de manutenção de bens móveis e imóveis da Universidade Federal Fluminense, bem como desenvolver atividades de transporte, segurança e logística. Além disso, a Soma se articula continuamente junto às prefeituras e demais órgãos públicos federais e estaduais, com vistas à realização de ações institucionais que envolvam a infraestrutura da UFF.

Conheça as atividades e atos normativos da Superintendência de Operações e Manutenção da UFF

Informações do(a) dirigente

Mario Augusto Ronconi

Mestre em Medicina Veterinária (Patologia e Clínica Cirúrgica) pela Universidade Federal Fluminense (1993). Graduado em Medicina Veterinária pela UFF (1982). Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF desde 1982. Tem experiência na área de Radiologia Veterinária, Clínica Cirúrgica e Clínica de Pequenos Animais Domésticos. Atuou como Chefe do Departamento de Patologia Clínica da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, Coordenador da Policlínica VET-UFF e Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF. Acionista da Clínica Veterinária Vetmar, também já foi Chefe de Gabinete do Reitor da UFF. Atualmente, é Superintendente de Operações e Manutenção da UFF.


Superintendência de Relações Internacionais

A Superintendência de Relações Internacionais (SRI) tem por finalidade a cooperação com instituições e centros de pesquisa no exterior, além do intercâmbio de discentes, docentes e funcionários da Universidade.

Entre as atribuições da SRI, estão a política de internacionalização e mobilidade acadêmica na UFF, atuar na construção de um projeto comum de internacionalização da Universidade e coordenar a mobilidade de alunos da UFF para universidades estrangeiras e de alunos estrangeiros para a UFF.

Através de seus números expressivos no envio e recebimento de estudantes e pesquisadores, acordos assinados e iniciativas bilaterais, a UFF se encontra no patamar de uma das universidades mais internacionalizadas da América Latina.

Conheça as atividades da Superintendência de Relações Internacionais da UFF

Saiba mais sobre os atos normativos da Superintendência de Relações Internacionais da UFF.

Informações do(a) dirigente

Livia Maria de Freitas Reis Teixeira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-americana) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense e bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi membro da comissão de avaliação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e consultora do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Hispano-americana e Literatura Comparada. Nos últimos anos, tem trabalhado com seguintes temas: ensaio latino americano, literatura de testemunho, relações literárias e culturais na América Latina. Foi Diretora do Instituto de Letras da UFF entre 2003 e 2010. De 2010 a 2019, foi coordenadora do Curso de Letras a distância (Cederj, UAB). Em 2010, assumiu a Superintendência de Relações Internacionais na universidade. A partir deste novo desafio, passou a desenvolver uma nova vertente em sua vida acadêmica, escrevendo textos, participando de congressos e reuniões na área da cooperação internacional e dos processos de internacionalização da universidade brasileira. É responsável pela área de convênios, acordos, mobilidade acadêmica e políticas de ensino de línguas estrangeiras aos estudantes e docentes da UFF, através do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (Pule). Foi coordenadora do extinto Programa Ciências sem Fronteiras.


Superintendência de Tecnologia de Informação

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) é o órgão responsável pelas políticas e supervisão das atividades internas de tecnologia da informação, comunicação de dados e de voz da Universidade Federal Fluminense. Além da infraestrutura e do suporte operacional aos aparatos de informática e telefonia utilizados na rotina administrativa e acadêmica, a área de inovação em tecnologia busca desenvolver soluções na criação de sistemas. O  objetivo é tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e seguro, além de diminuir o uso de papel, buscando alinhamento aos objetivos estratégicos da Universidade.

Hoje, a UFF possui uma grande preocupação com as novas tecnologias e acredita que através delas é possível otimizar o trabalho e, consequentemente, aumentar a qualidade do serviço prestado à comunidade.

Conheça as atividades e atos normativos da Superintendência de Tecnologia de informação  da UFF

Informações do(a) dirigente

Ricardo Campanha Carrano

Doutor em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2013), mestre em Engenharia de Telecomunicações (2008) e graduado em Engenharia de Telecomunicações (1995) pela mesma instituição. É membro do Conselho Universitário da UFF, já foi chefe do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e coordenou núcleos de projetos multidisciplinares. Já participou de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento financiados por ANP, ANEEL, CNPq, FAPERJ e RNP, dentre outros. Antes da carreira acadêmica, foi empresário e atuou como engenheiro de redes na ONG One Laptop Per Child (OLPC), em Boston, EUA..


A UFF

Avalie essa página



    Pular para o conteúdo