Logotipo da UFF

Notícias e avisos mais recentes

Omicron: pesquisadores da UFF debatem sobre o cenário atual da pandemia e avaliam as perspectivas futuras

seringas com vacinas

Nessas duas primeiras semanas de 2022, as taxas de internações e óbitos derivados de infecções por Covid-19 no país saíram de patamares baixíssimos em praticamente todos os principais centros urbanos do país para voltar a crescer, de forma súbita e ainda mais acelerada do que em qualquer momento anterior da história da pandemia. Trata-se da inauguração da terceira onda de Covid-19 em território brasileiro, agora com o protagonismo da variante Omicron.

ObservaTur Niterói: Projeto da UFF em parceria com Prefeitura e FEC promove o desenvolvimento sustentável do turismo na cidade

A Organização Mundial do Turismo (OMT), agência especializada das Nações Unidas e líder internacional na área, defende a promoção do turismo como uma força motriz no crescimento econômico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental dos países. Para isso, é necessário apoio na expansão do conhecimento na área, a fim de alavancar políticas públicas que promovam o turismo responsável.

Centro de Artes UFF realiza atividades presenciais

várias pessoas sentadas de costas nos jardins da reitoria da UFF, assistindo a uma apresentação musical

Neste mês, o Centro de Artes UFF inicia sua retomada gradual de atividades presenciais, um ano e nove meses após o fechamento de seus espaços físicos ao público. Assim, o Centro de Artes UFF programou a “Semana Arte de Viver”, entre os dias 15 e 19 de dezembro, com uma série de atividades pontuais e presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança necessários para o controle da disseminação da Covid-19 e do novo vírus da Influenza.

Grupo de Pesquisa da UFF se destaca em ações de defesa dos direitos humanos da população LGBTQIA+

O Atlas da Violência de 2021, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), levantou dados que apontam que a violência contra pessoas LGBTQIA+ no Brasil é um fenômeno histórico. Na dimensão do corpo, essa violência pode operar em forma de abandono, estupro, espancamento e assassinato. Na dimensão simbólica, atua através dos estereótipos e estigmas que marcam a população LGBTQIA+ como agentes desviantes da sociedade.

UFF homenageia seus pesquisadores e pesquisas que se destacaram em 2021

animação de um bonequinho branco, no centro da imagem, segurando acima da cabeça um troféu

Como parte das comemorações anuais para homenagear as produções acadêmico-científicas de destaque em sua comunidade, a Universidade Federal Fluminense, através da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) anuncia os vencedores dos Prêmios de Excelência UFF 2021. A entrega das premiações acontece na próxima quinta-feira, dia 9 de dezembro, às 10h, no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), no campus da Praia Vermelha. O evento poderá ser acompanhado pelo canal do Youtube da Unitevê.

A inconsciência sobre a realidade dos negros: desafios da universidade pública frente à ameaça de extinção da Lei de cotas

Um homem e uma mulher vestindo beca preta, se abraçando sorridentes

No último sábado, 20 de novembro de 2021, mais um dia da Consciência Negra foi celebrado no país. Desde o ano de 2011, por meio da Lei 12.519, a data comemorativa foi instituída em âmbito nacional, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, tendo se transformado posteriormente em feriado em algumas cidades e estados.

UFF participa de movimento nacional que luta pelo apoio às mães na academia

A maternidade é um momento de grande transformação na vida de qualquer mulher. Entretanto, maternar tem consequências que ainda reforçam estereótipos sociais do gênero feminino. Na vida profissional, a mulher lida até hoje com a mentalidade de que, após a chegada dos filhos, a carreira fica em segundo lugar.

Pesquisa da UFF desenvolve software que auxilia a gestão dos Royalties de petróleo da cidade

Plataforma de extração de petróleo em alto-mar

Como recursos fósseis finitos poderiam contribuir para a construção de uma estabilidade financeira e de um desenvolvimento sustentável em uma economia? Partindo desse desafio e buscando soluções inovadoras como resposta, o Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculado ao Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE), se engajou em uma parceria com a Prefeitura de Niterói, a Fundação Euclides da Cunha e o Jain Family Institute, organização não lucrativa de pesquisa nas ciências sociais.

Projeto da UFF desenvolve barco inteligente que monitora as águas na Baía de Guanabara

De acordo com o Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (INEA-RJ), a crescente pressão sobre os recursos hídricos, além do aumento e da diversidade das fontes de poluição, torna o acompanhamento das alterações da qualidade das águas cada vez mais necessário. Esse monitoramento é feito para subsidiar ações de proteção e recuperação, visando garantir os usos atuais e futuros.

Pesquisa da UFF busca fortalecer redes institucionais de apoio aos jovens envolvidos com o sistema de justiça

Desemprego, fome, baixa escolaridade, violência doméstica e estatal, discriminação. Essas são algumas das características que definem a vida cotidiana dos jovens envolvidos com o sistema de justiça no país, em especial por questões ligadas ao tráfico e uso de drogas. Vistos muitas vezes como “criminosos”, tais jovens, de quem ostensivamente nos “defendemos” em sociedade, são marcados por dezenas de ações de repressão, detenção e monitoramento ao longo de suas vidas; muitas delas, malsucedidas em seus propósitos.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News Subscrever UFF - Notícias recentes