Notícias e avisos mais recentes

UFF Responde: Doenças Respiratórias

#PraTodosVerem: Imagem representativa em fundo azul de um corpo humano com destaque para o pulmão.

Gripe, vírus sincicial, COVID-19 e influenza são exemplos de algumas das doenças respiratórias agudas mais encontradas no Brasil e no mundo. Além das agudas, outras doenças respiratórias, as crônicas, também se tornam protagonistas com a chegada do inverno. Segundo o Ministério da Saúde, as mais comuns no Brasil são: rinite, asma, sinusite que, em temperaturas frias, também tendem a se fazer mais presentes, causando coriza e outros sintomas.

Projeto da UFF combate a desigualdade de gênero no cinema brasileiro

No dia 19 de junho é comemorado o dia nacional do cinema brasileiro, em celebração às primeiras gravações cinematográficas realizadas no país, em 1898. Atento a esse tema, o projeto da Universidade Federal Fluminense (UFF) “Diretoras de fotografia: difusão de dados e filmes para o combate à desigualdade de gênero no cinema brasileiro” busca reduzir a desigualdade de gênero no cinema nacional através da difusão de dados.

Atualidades UFF: PEC das drogas pode causar superencarceramento no Brasil, afirma pesquisadora

Parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ) adiaram, na terça-feira (4), a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2023, também conhecida como PEC das drogas, que pretende criminalizar a posse ou o porte de qualquer quantidade de entorpecentes. O pedido para analisar o texto tem um prazo de duas sessões, ou seja, a expectativa é que a próxima votação na CCJ ocorra na próxima terça, dia 11. A proposta tramita simultaneamente ao julgamento do Superior Tribunal Federal (STF) para descriminalizar o porte da maconha para uso pessoal.

Pesquisa revela mapa da violência contra idosos no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu junho como mês da conscientização da violência contra a pessoa idosa, em busca de dar visibilidade à causa. Atentos a esse tema, pesquisadoras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), analisaram as denúncias de violência aos idosos no período de 2020 e 2023.

Pesquisador da UFF participa de projeto internacional inédito para mapeamento do universo

O projeto Legacy Survey of Space and Time (LSST), que iniciará sua operação em 2026, pretende produzir o maior e mais completo mapa do Universo, com 37 bilhões de estrelas e galáxias, ao longo de 10 anos. A pesquisa inédita estende a fronteira da ciência em diversas áreas da astronomia e traz desafios com a análise de uma quantidade de dados sem precedentes.

UFF Responde: Cigarro Eletrônico

Em abril, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu por unanimidade manter a proibição da comercialização dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes, no Brasil. Apesar de serem facilmente comercializados online, a venda desses produtos é proibida desde 2009. A agência abriu uma consulta pública para coletar opiniões sobre a proibição. Dos mais de 13 mil participantes, 37% responderam que apoiam a decisão e 58% responderam que possuem outra opinião sobre o assunto. Quanto aos impactos da proibição, 58% avaliam como negativos, e 37% veem como positivos.

Atualidades UFF: Cresce a taxa de alfabetização no país, mas desigualdades sociais permanecem

#ParaTodosVerem A imagem mostra uma sala de aula, com carteiras azuis e um quadro verde ao fundo onde podem ser vistas anotações feitas a giz

Com informações referentes à alfabetização e ao analfabetismo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira (17), os dados do Censo Demográfico 2022: Alfabetização, que traz o cenário educacional do país na última década.

Maternidade e mídias sociais: Pesquisa avalia relatos sobre a vida de mulheres com ou sem filhos no mundo digital

#ParaTodosVerem A imagem mostra um bebê de pele clara, cabelo castanho e roupa amarela deitado nos braços de uma mulher que veste uma camisa azul clara sem mangas

Com o objetivo de entender como as narrativas pessoais de mulheres sobre a maternidade circulavam pelos espaços virtuais, como quais disputas e conflitos com relação à maternidade ou à vida sem filhos eram divulgados, Ana Luiza de Figueiredo Souza, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), desenvolveu a pesquisa “‘Me deixem decidir se quero ou não ser mãe!’: Narrativas pessoais de mulheres sobre a maternidade nas mídias sociais”.

UFF participa de podcast que mobiliza cientistas para enfrentar crise no RS e combater desinformação

Universidades federais organizadas em rede estão veiculando, diariamente, o programa de rádio “Comunicação Universitária em Rede - Emergência Climática Rio Grande do Sul”. Iniciado no último dia 7, o projeto é resultado da parceria entre as assessorias de comunicação de sete universidades do Rio Grande do Sul, a Rede Saúde Única (Fiocruz RS)  e de três universidades do sudeste.

Páginas

Latest NewsÚltimas notíciasQualidade: Top 10 - últimos 2 mesesRepresentatividade: Top 10 - últimos 2 mesesPolíticas da reitoria: Top 10 - últimos 2 mesesImpacto social: Top 10 - últimos 2 meses
Subscrever Latest News Subscrever UFF - Notícias recentes